ARTICULISTAS

Uberaba “sob nova direção”

Estou hoje sem inspiração para escrever. Saí cedo e fui encontrar com amigos para conversar e trocar ideias sobre tudo e todos

Marco Antônio de Figueiredo
Publicado em 22/04/2013 às 09:23Atualizado em 19/12/2022 às 13:28
Compartilhar

Estou hoje sem inspiração para escrever. Saí cedo e fui encontrar com amigos para conversar e trocar ideias sobre tudo e todos.

 Já diziam os mais velhos que conversar é uma das coisas mais agradáveis da vida, quando usada para distrair ou passar o tempo, pois quando usada de forma errada, torna-se uma arma perigosa contra si e contra todos.

Um bom bate-papo pode ser considerado uma arte, uma ciência, um ensinamento, uma aula, uma demonstração de caráter, uma exposição de ideias e projetos, uma declaração de guerra ou de amor, uma arma ferina ou um afago, pode gerar lágrimas de felicidade ou de tristeza, pode representar ternura, meiguice ou simplesmente momentos de crítica e cilada.

Lendo certa vez, ainda nas carteiras estudantis do ginasial, no Colégio Castelo Branco, em alguma das maravilhosas e inesquecíveis aulas do saudoso Professor Guimarães, que o romancista e articulista José de Alencar, em um de seus artigos afirmou que quando virmos dois amigos conversarem de forma íntima, a sós, podemos concluir que estão calculando como melhor tirar proveito, um do outro, resolvendo problemas de ambos, na forma mais clássica aplicada nos tempos antigos, ou seja, uma conversa a dois, torna-se uma perfeita estratégia militar, achando sempre a resposta para uma incógnita que domina o mundo, a busca da paz e da felicidade.

Por falar em um bom bate-papo, nesta semana tive a oportunidade de conversar com alguns vereadores sobre assuntos diversos de nossa cidade. Foi comentado que em 2013, Uberaba está “sob nova direção” e que as consequências dos últimos 13 anos trouxeram benefícios e prejuízos nos quatro cantos desse sertão, que luta para se livrar do odor da farinha podre.

Uma unanimidade aconteceu entre cinco vereadores: que no meio do indiferentismo, do marasmo, da submissão e medo que sobrepujavam e sepultavam a maioria dos antigos comandantes políticos, parlamentares, e dirigentes classitas desta terra de Major Eustáquio, agora, depois de uma demonstração de força, articulação, honestidade, fidelidade, honra e capacidade de uma verdadeira liderança do prefeito Paulo Piau, derrotando em todas as esferas, aquele que se julgava acima da lei, da justiça, da vontade popular, dos partidos políticos, dos opositores, de tudo e de todos, a classe pensante, de poder de realização de crescimento, começam a fermentar e fomentar algumas ideias, algumas aspirações, que tudo leva a crer tratar-se de uma semente pronta a germinar no jardim do progresso sustentável, tão sonhado por nós, que verdadeiramente amamos Uberaba.

A administração Paulo Piau tende voltar a ser um sistema organizado e sério, deixando de ser apenas uma série de ilusões marqueteiras, onde os princípios éticos desapareceram, prevalecendo o caos de ideias e teorias, gerando a crise hoje existente, que sabiamente está sendo contornada e resolvida.

Continuo sem inspiração para escrever, mas espero que este bate-papo sirva de inspiração para uma reflexão de que nada adianta, neste momento, ouvir certos derrotados que vivem de promessas vãs, enquanto podemos caminhar sabendo que, assim como as estações do ano, as administrações políticas sempre seguirão seu curso regular.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por