CIDADE

Limpeza urbana: Operação "Sujeira Zero" deve começar em maio

Além de áreas públicas, serão limpos também cerca de 60 terrenos particulares 'abandonados'

Publicado em 16/04/2019 às 09:44Atualizado em 17/12/2022 às 20:00
Compartilhar

Jairo Chagas

  Corredor do BRT com defeito na avenida Leopoldino de Oliveira, próximo à praça da Bíblia, que faz o ônibus desviar para a pista dos demais veículos 

Secretaria de Obras e Serviços Urbanos desencadeará nos próximos dias a operação “Sujeira Zero”, com objetivo de limpar áreas públicas, além de cerca de 60 terrenos particulares “abandonados” pelos proprietários. Segundo o secretário Toninho Oliveira, a previsão é que até no final de maio as empresas já estejam contratadas e prontas para iniciar os serviços. Tendo em vista a movimentação na cidade em torno da Expozebu, a secretaria também planeja uma faxina geral no entorno do Parque Fernando Costa já nesta semana. A informação é da jornalista Lídia Prata, na coluna Alternativa.

Com relação aos terrenos particulares, o secretário explica que a Prefeitura vai mandar a conta para os cidadãos, com fotos dos terrenos antes da capina e depois da faxina. Caso não seja paga a conta, os proprietários terão seus nomes incluídos na Dívida Ativa do Município, ficando sujeitos a protesto também.

O secretário ainda confirma que a operações tapa-buracos serão intensificadas logo após a Semana Santa, contemplando todos os bairros da cidade com ambos os serviços – de limpeza e tapa-buracos. A operação antecederá programa de recuperação de vias urbanas, que trata do recapeamento, e a promessa do secretário é de que, desta vez, as bocas de lobo e as tampas de bueiro não fiquem mais desniveladas com a pista de rolamento.

A cidade foi dividida em cinco regiões para o planejamento estratégico das ações, visando agilizar os serviços e aproveitar o período de estiagem. Nesse sentido, a administração licitará cada lote individualmente e as empresas poderão participar das cinco licitações, caso queiram, mas somente poderão ser contempladas em até dois lotes, no máximo, justamente para não emperrar o cronograma dos trabalhos.

Multiação. Apesar de a previsão de início da operação “Sujeira Zero” seja em maio, ainda não há a definição de um cronograma de atuação. A assessoria de imprensa da Prefeitura confirmou que até lá o programa Multiação continua agindo em toda a cidade de forma emergencial e será mantido, passando por reformulação para melhorar o atendimento aos uberabenses.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por