CIDADE

Estrutura do Parque do Jacarandá é inadequada para abrigar animais, diz veterinário

A constatação é do médico veterinário Cláudio Yudi Kanayama, responsável pelo setor de silvestres do Hospital Veterinário de Uberaba

Daniela Brito
Publicado em 10/04/2019 às 23:08Atualizado em 17/12/2022 às 19:46
Compartilhar

O Parque do Jacarandá, zoológico municipal, tem estrutura inadequada para abrigar os animais. A constatação é do médico veterinário Cláudio Yudi Kanayama, responsável pelo setor de silvestres do Hospital Veterinário de Uberaba. O profissional acompanhou uma vistoria no local, realizada em janeiro pela Polícia Militar do Meio Ambiente, após denúncia de maus-tratos aos animais. 

De acordo com o médico, conforme consta no boletim de ocorrência, “o local possui diversas alterações negativas, principalmente nos indicadores nutricionais e de conforto, podendo implicar permanentemente ao longo do tempo na saúde dos animais ali expostos”.

O posicionamento está baseado nos critérios dos indicadores constantes no Protocolo de Perícia em Bem-Estar Animal (PPBEA). Kanayama ainda emitiu laudo técnico pericial, anexado ao documento, que diagnostica a estrutura como inadequada. Toda a documentação foi encaminhada à 11ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, que acionou a Prefeitura de Uberaba. Esta, por sua vez, ainda não se manifestou. 

Acionada pela reportagem, a assessoria de comunicação da PMU assegurou que todos os esclarecimentos e informações serão feitos dentro do processo em andamento junto ao Ministério Público, visto todo o trabalho desenvolvido no local por profissionais capacitados, bem como benfeitorias já realizadas, em andamento e previstas para o Parque.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por