CIDADE

VLI faz balanço positivo para educação ambiental

Mais de 14 mil pessoas de 27 cidades participaram das ações no ano passado, entre elas Uberaba

Publicado em 08/04/2019 às 19:07Atualizado em 17/12/2022 às 19:42
Compartilhar

Foto/divulgação

A VLI, empresa especializada em operações que integram ferrovias, portos e terminais, realiza uma serie de atividades anualmente com a intenção de fomentar uma cultura de meio ambiente seja nas rotinas da empresa em dez cidades e no Distrito Federal ou nas comunidades que convivem com as operações. Em 2018, o Programa de Educação Ambiental (PEA) mobilizou mais de 14 mil pessoas em 27 cidades, uma delas foi Uberaba

O repertório de iniciativas contemplou capacitações com professores, oficinas com alunos, criação de hortas em escolas, implantação de coleta seletiva, assessoria técnica para instituições de ensino, prefeituras e cooperativa de recicláveis. O projeto atendeu 15 escolas, seis prefeituras, cinco cooperativas e quatro ONGs.

Em Uberaba, o histórico do Programa de Educação Ambiental e a atuação junto à cooperativa de recicláveis e ONG’s são as credenciais para a VLI ter sido a única empresa convidada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente para participar do comitê gestor da implantação da coleta seletiva urbana. Em 2018, quase 50 profissionais da Cooperu receberam a primeira etapa do treinamento com orientações sobre educação ambiental, trabalho em equipe e logística de reciclagem. A segunda fase está prevista para começar em nos próximos meses.

Já em Araguari, cerca de 60 crianças participaram da manutenção da horta no Centro Municipal Educacional Papa João XXIII. A iniciativa estimula a qualidade de vida e a convivência em grupo. Os alunos usam uma cartilha para acompanhar, dia a dia, o desenvolvimento das alfaces (cada aluno cuida de duas mudas em uma caneca), os professores também plantaram.

Na cidade de Lavras, o programa também é uma referência. O trabalho na Escola Municipal Lafaiete Pereira fez com que a prefeitura expandisse a capacitação para todos os professores da rede municipal em 2018. O local conta com três ações que fomentam a ideia de resíduo zer o monitoramento dos recicláveis enviados para cooperativa, horta escolar como laboratório de empreendedorismo e oficinas de reaproveitamento de lixo orgânico. Em 2018, o programa estendeu-se para a Escola Municipal de Ytirapuã e iniciou a capacitação da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Lavras (ACAMAR).

O programa de Educação Ambiental passou ainda por Alagoinhas (BA), Aguaí (MG), Araguari (MG), Arcos (MG), Babaçulândia (TO), Barra dos Coqueiros (SE), Cataguases (MG), Colinas do Tocantins (TO), Divinópolis (MG), Fortaleza (CE), Guará (SP), Imperatriz (MA), Jaguariúna (SP), Montes Claros (MG), Palmeirante (TO), Paulínia (SP), Pirapora (MG), Porto Franco (MA), Porto Nacional (TO), Ribeirão Preto (SP), Santa Luzia (MG), Santos (SP), São Gonçalo do Amarante (CE) e São Luís (MA).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por