ALTERNATIVA

PMU, Codau e Defesa Civil se preparam para "enchente de São José"

Lídia Prata
Publicado em 12/03/2019 às 06:43Atualizado em 17/12/2022 às 18:57
Compartilhar

De olho no firmamento

Nos dias que antecedem a famosa enchente de São José, Codau e PMU traçam esquema para evitar ou pelo menos minimizar eventuais problemas para a população. Defesa Civil está mobilizada, com atenção redobrada e uma campanha de alerta aos moradores está sendo deflagrada, incluindo as mídias sociais. Além disso, uma caminhada dos técnicos da PMU pelas ruas de comércio, priorizando os pontos que são considerados críticos (também nos bairros), deverá ser intensificada nas próximas horas, para orientação aos comerciantes sobre medidas de segurança a serem adotadas em caso de tromba d´água.

Outros tempos

Apesar dos recentes e sucessivos alagamentos verificados no Calçadão e Leopoldino de Oliveira perto das Casas Pernambucanas, o presidente da Codau lembra que as obras de microdrenagem nas principais avenidas da cidade eliminaram o problema das enchentes na área central. “Antes das obras essas avenidas pareciam rios quando chovia forte. Os bombeiros tinham de amarrar carros com cabos de aço ali perto do Uberabão e muita gente perdeu carro, moto, levados pela enxurrada. Isso acabou. Nas últimas chuvas nós vimos que a água escoou muito bem para os canais e em cinco minutos acabou a enxurrada nas avenidas” – ressalta Luiz Guaritá Neto.

Alagamento nos bairros

Se a situação das enchentes no centro da cidade melhorou, os alagamentos nos bairros é um desafio a vencer o quanto antes. Ruas e avenidas, como Prudente de Moraes, Santana Borges e outras têm enfrentado problemas a cada chuva mais forte que cai na cidade. Em todas essas, a impressão que se tem é que a tubulação é insuficiente para o escoamento das águas pluviais. Ou seja, nos últimos anos todas as atenções foram dispensadas pelo Poder Público à região central da cidade, e os bairros ficaram para depois. E agora o problema está aí...

Reforço

Por falar nas enchentes no Calçadão, Guaritá defende a colocação de mais grelhas na praça Rui Barbosa, para evitar que a enxurrada desça do bairro São Benedito até a Artur Machado, provocando problemas. Já a obra de ampliação da tubulação de água da rua Manoel Borges, por si só, não resolverá o problema das enchentes, de acordo com a avaliação do presidente da Codau.

Mau cheiro

Além das obras de microdrenagem realizadas pela Codau, Guaritá frisa que “o caça-esgoto acabou com 99% do mau cheiro no centro da cidade.” O próximo período de seca será a prova de fogo do caça-esgoto.

Parceria positiva

Memorial Chico Xavier acaba de ganhar um “padrinho daqueles” que todo mundo quer. O Shopping Uberaba vai bancar todo o projeto de prevenção e combate a incêndio no local. E mais: está arrebanhando outras empresas para apadrinharem museus locais, com o objetivo de preservar o patrimônio cultural da cidade. Uma reunião na manhã de hoje servirá para discussão do assunto e explicações sobre as várias formas de apoio à cultura, com ou sem desembolso de numerário. A multiplicação de parceiros é fundamental para garantir que Uberaba não veja seu patrimônio cultural consumido pelas chamas, como aconteceu recentemente com o Museu Nacional, no Rio de Janeiro.

Sinal de alerta

Claro que a segurança dos prédios que abrigam os museus da cidade é muito importante. Segundo consta, apenas o Museu do Zebu, mantido pela ABCZ, segue à risca as normas de prevenção e combate a incêndios. Os museus mantidos pelo Poder Público todos são carentes de investimentos. Porém, o mais preocupante é o Arquivo Público, guardião de documentos importantíssimos da história de Uberaba. Deveria ser prioridade número 1 na preocupação com a segurança.

Cartão amarelo

Professor da rede municipal que se excedeu em sala de aula para manter a disciplina dos alunos acaba de ser punido com pena de suspensão. Decisão da 2ª Câmara Disciplinar Permanente, da Controladoria do Município, foi publicada na sexta-feira. Na decisão, os julgadores ressaltam que mesmo se tratando de “situação envolvendo alunos comprovadamente indisciplinados”, o professor não poderia partir para “agressões leves ou mesmo verbais” a eles.

Reforma da Previdência

Projeto de reforma da Previdência em tramitação no Congresso Nacional será tema de debate promovido pela OAB/Uberaba no dia 15. Para o evento foram convidados o deputado federal Franco Cartafina e o presidente do Instituto de Estudos Previdenciários, Roberto de Carvalho Santos. Evento destina-se exclusivamente aos operadores do Direito.

Vai mudar

Tradicional varrição das ruas da cidade está com os dias contados. Em breve será adotada a varrição mecanizada.

Limpinha

A partir da inauguração da revitalização do Calçadão e praça Rui Barbosa, a Prefeitura deverá manter equipe de limpeza diária no local. Com aquele piso adotado no local, limpeza será uma necessidade imperiosa...

Especial

Aciu realiza hoje programação especial pelo Dia Internacional da Mulher, a partir das 8h. Além de palestra sobre o empoderamento feminino, a cargo de Bruna Abdanur (gerente de RH da Valmont para a América Latina), o grupo Zebu em Pé promete divertir o público feminino presente ao evento.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por