ARTICULISTAS

Ética

O indivíduo ético procura agir da melhor forma possível em qualquer circunstância. Entretanto, em nosso cotidiano...

Mário Salvador
Publicado em 05/02/2013 às 09:25Atualizado em 19/12/2022 às 14:52
Compartilhar

O indivíduo ético procura agir da melhor forma possível em qualquer circunstância. Entretanto, em nosso cotidiano, é comum nos defrontarmos com situações em que o comportamento humano é marcado por falta de ética, por falta de uma linha correta de conduta, por distorção das regras sociais.

A ética é como a roupa do indivíduo. Deve estar sempre agarrada ao corpo. Sabemos da necessidade de sairmos à rua vestidos. Assim também o homem deve usar a roupa da ética em todos os momentos, ou seja, praticá-la sempre. Consciente disso, toda sociedade e todo grupo possui seu código de ética, que deve ser observado e cumprido religiosamente, seja ele escrito ou não. Como exemplos, no exercício de uma profissão ou na prática de um esporte, deve-se pautar por ele.

Segundo o Dicionário Brasileiro (Edelbra), ética é o “conjunto de princípios morais que devem nortear a conduta do indivíduo.” À luz desse conceito, torna-se ininteligível o que disse o senador Renan Calheiros, surpreendentemente empossado na Presidência do Senad “A ética não é um objetivo em si mesmo. O objetivo em si mesmo é o Brasil, o interesse nacional. A ética é meio, não é fim. É obrigação de todos nós.” Ficamos em dúvida sobre a ética não ser um objetivo em si mesmo, já que ser ético deve ser uma das características do ser humano.

Outro fato recente também é digno de nota. Ele nos faz imaginar que um cidadão, depois de praticar determinado ato, pode se arrepender de estar vivo. O senador Eduardo Braga, líder do governo no Senado, ao cumprimentar a esposa do senador Renan Calheiros (Dona Verônica), cometeu um deslize imperdoável: “Parabéns, dona Mônica... [Silêncio] Ops, desculpe-me. Parabéns, dona Verônica.” Sabe-se que Mônica foi a causa da saída de Renan da Presidência do Senado. E será que o senador Eduardo não desejou fazer exatamente o que fez? Talvez um dia fiquemos sabendo se foi mesmo um ato falho ou maldade pura.

A imprensa registrou ainda que dona Marly (esposa do senador José Sarney) teria sido inconveniente apimentando a situação ao enfatizar à amiga Verônica: “Olha, ele chamou você de Mônica!” Um pouquinho de ética teria ido bem nessa hora.

Rotarianos do mundo todo cultivam a ideia de que “ética é um princípio que não pode ter fim”. E essa conduta deve permear nossas vidas a fim de que tenhamos um mundo melhor: mais respeitoso, socialmente justo, mais nobre e mais feliz.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por