ALTERNATIVA

Mapa do calor revela déficit enorme na arborização da cidade

Lídia Prata
Publicado em 08/02/2019 às 06:38Atualizado em 17/12/2022 às 18:02
Compartilhar

Foto/Leitor

Tronco da paineira da rua Evaristo da Veiga, que foi salva no ano passado graças à reação da comunidade contra sua supressão, agora corre risco de morte, novamente. Desta vez, “envenenada”. Seu tronco está cheio de furos, por onde os vizinhos suspeitam que esteja sendo injetado veneno para matar a paineira. Um crime que não pode ficar impune, caso se confirme.

Salve o verde!

Mapa do calor em Uberaba, feito pelo engenheiro florestal Rafael Cunha e publicado com exclusividade pelo Jornal da Manhã esta semana, deixa claro que há um déficit enorme na arborização na nossa cidade. Embora venha de longa data essa falta de preocupação com a natureza, nos últimos anos se acentuou com as autorizações indiscriminadas dadas pela Secretaria de Meio Ambiente para supressão de árvores. No ano passado, essa coluna denunciou várias ações desse tipo, inclusive com árvores sendo derrubadas para criar corredor de BRT, como no caso da avenida da Saudade. Agora surgem as suspeitas de envenenamento da paineira da rua Evaristo da Veiga, a mesma que, no ano passado, foi salva pela comunidade. Se nada for feito para brecar essas ações insanas, em breve teremos clima de deserto em Uberaba.

Pacto pela natureza

O mapa do calor mostra que onde há vegetação a temperatura é mais agradável. Tanto assim que os locais mais “frescos” da cidade foram Mata do Carrinho e Uirapuru, ambos bem servidos de vegetação. Onde a vegetação é insuficiente, os termômetros vão às alturas. Talvez seja prudente fazermos um pacto que envolva a sociedade e o poder público. De um lado, uma campanha de conscientização sobre a necessidade de preservar a natureza, pelo bem de todos. Com isso, certamente vai cair o número de pedidos de supressão de árvores saudáveis e a pressão sobre a Secretaria de Meio Ambiente para autorizar essa barbaridade. De outro, o Poder Público e o Ministério Público poderiam se comprometer a endurecer o jogo com aqueles que derrubam as árvores na cidade, impondo medidas compensatórias rigorosas (de verdade).

Plano Diretor do Meio Ambiente

A propósito, já passou da hora de Uberaba ter um Plano Diretor do Verde. Estabelecer metas e diretrizes para o plantio e a conservação de espécies já plantadas, para serem cumpridas por todos, sejam particulares, sejam loteadores, empreendedores do comércio e da indústria e poder público. Tudo discriminado, tim-tim por tim-tim, com assessoria técnica de engenheiros agrônomos e florestais. E com posterior fiscalização efetiva do cumprimento pelo MP. Fica a sugestão para quem se habilitar a pensar (de verdade) o futuro de nossa cidade.

Troca-troca – Prefeito Paulo Piau vai mexer no seu time bem mais do que se fala nos bastidores. As conversas e convites estão sendo finalizados, e podem ser anunciados, na semana que vem, os novos subsecretários de Educação e de Agricultura, além da esperada alteração no comando das secretarias de Governo e Obras e Serviços Urbanos. Podem pintar surpresas aí.

Casa, separa - Depois do casamento comunitário, o Município estuda oferecer também o “divórcio comunitário”. Há muitos pedidos nesse sentido.

E agora, José?

Na entrevista à Rádio JM nessa quarta-feira, o prefeito Paulo Piau disse que a viabilização da Zona de Processamento de Exportações de Uberaba é a sua “grande angústia” na atualidade. Primeiro, porque não saem da gaveta no Congresso Nacional as alterações na lei que poderiam tornar o projeto mais atraente aos investidores. Por outro lado, resta um prazo curto para o Município viabilizar a ZPE. Das 23 ZPEs autorizadas, apenas a do Ceará está funcionando. As outras 22 estão emperradas.

Desinteresse inexplicável

Ainda na entrevista do prefeito à Rádio JM, Piau lamentou que clínicas veterinárias de Uberaba não tenham se interessado por participar da licitação para castração de animais de rua. Vencedora foi de Ribeirão Preto. “Esses recursos do Castramóvel poderiam ficar aqui”, desabafou.

Apoio de peso

Professor Luiz Fernando Resende acaba de receber mais um apoio de peso à sua indicação para reitor da UFTM. Desta vez, é a Fiemg Regional que assina ofício endereçado ao presidente Jair Bolsonaro e ao Ministro da Educação, referendando o nome de Luiz Fernando. Além da presidente Elisa Araújo, assinam o documento dois diretores da Fiemg e 12 presidentes de sindicatos patronais, além do presidente do Cigra, Gleison Borges.

Quem pode, pode

O superintendente do Shopping Uberaba, Guilherme Vilela Castro e Silva, está em São Paulo participando do Retail Trends Pós NRF 2019, promovido pela GS&MD, que foi a Nova York no NRF Retail´s Big Show, um dos principais acontecimentos do mundo do varejo. O Pós NRF movimentou essa quinta-feira, 7, apresentando os principais insights e conceitos apresentados durante o evento na Big Apple. Além dos especialistas em varejo e consumo da GS&MD, como Luiz Alberto Marinho, o evento também conta com a presença de palestrantes, como Rony Rodrigues, CEO da BOX 1824, empresa de inteligência e soluções estratégicas pautada em tendências de consumo e comportamento jovem. Ministro Sergio Moro foi homenageado com o “Prêmio Personalidade do Ano Retail Executive Summit”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por