POLÍCIA

Cidade se mobiliza em solidariedade às vítimas do rompimento da barragem

O 8ºBBM enviou na noite de sexta-feira uma equipe especializada em resgate

Daniela Brito
Publicado em 26/01/2019 às 12:31Atualizado em 17/12/2022 às 17:37
Compartilhar

Uberaba se mobiliza em solidariedade às vítimas da tragédia de Brumadinho com o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O 8º Batalhão de Bombeiros Militar de Uberaba (8º CBM) enviou na noite de sexta-feira, uma equipe especializada em resgate. De acordo com o comandante, tenente-coronel Anderson Passo, a arrecadação de alimentos, roupas e água estão sendo feitas pelas entidades de Uberaba.

O Hospital Hélio Angotti está promovendo campanha de arrecadação para ajudar as famílias atingidas. As doações podem ser deixadas na recepção do Hospital. A preferência é para alimentos não perecíveis e água mineral.

O Rotary também se mobiliza com uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, galões e garrafas de água.

A princípio, as doações podem ser feitas na Ideal Tintas e na TV Integração, em Uberaba. De acordo com o governador do Distrito 4770, que compreende Triângulo Mineiro, Goiás e Mato Grosso, Marcos Franco, todas as doações serão enviadas assim que completar uma carga. Ele acredita que até terça-feira (29) haverá doações suficientes para serem enviadas a Brumadinho. "Vamos unir forças para ajudar nossos irmãos", reforçou Franco.

A solidariedade também marcou o jogo realizado ontem entre o Colorado e o time de Catanduva, no Estádio Uberabão. A arrecadação foi decorrente de mobilização do presidente da CDL, Ângelo Crema, junto ao presidente da CDL de Brumadinho, Aldinei Pereira Sobrinho com o presidente da Funel e membro do Conselho Gestor do Uberaba Sport Club, Luiz Medina.

Neste domingo, as doações podem ser feitas no Cemea Abadia, das 7h30 às 13h e a partir de amanhã todos os CRAS e a UAI também serão pontos de recolhimento. No Centro da Cidade, a Fundação Cultural estará recolhendo os donativos.

O Shopping Uberaba também entrou na campanha e instalou ponto de recebimento de donativos na entrada do Supermercado Bretas. Os donativos arrecadados serão encaminhados para Brumadinho. 

Governo de Minas decretou luto por três dias. Ainda ontem, o juiz plantonista do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Renan Chaves Carreira Machado, a pedido da Advocacia Geral do Estado (AGE), determinou o bloqueio de R$1 bilhão das contas da empresa Vale. A medida, decidida em caráter liminar, foi proposta pelo Estado de Minas Gerais, em face da responsabilização da empresa, com vistas ao “imediato e efetivo amparo às vítimas e redução das consequências (...) e na redução do prejuízo ambiental”. A decisão determina, ainda, que a empresa apresente, em até 48 horas, um relatório sobre as ações de amparo às vítimas, adote medidas para evitar a contaminação de nascentes hidrográficas, faça um planejamento de recomposição da área afetada e elabore, de imediato, um plano de controle contra a proliferação de pragas e vetores de doenças diversas. Conforme a decisão, os recursos bloqueados deverão ser disponibilizados em uma conta judicial.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por