GERAL

Golpe no WhatsApp para consulta ao PIS afeta mais de 200 mil pessoas

Site falso aproveita notícia real do pagamento do PIS-Pasep em 2019

Publicado em 24/01/2019 às 08:23Atualizado em 17/12/2022 às 17:33
Compartilhar

Foto/Divulgação/PSafe

Uma suposta consulta ao “PIS Salarial” é utilizada como isca para novo golpe no WhatsApp. Cibercriminosos utilizam o aplicativo de mensagens para espalhar um site mal-intencionado que promete revelar ao usuário se ele tem direito ao saque do benefício.

Na mensagem do golpe, o valor para recebimento é de R$1.223,20. A farsa foi identificada pela PSafe (empresa de segurança), que já fez mais de 200 mil detecções em pouco mais de 24 horas. O objetivo do ataque, segundo o TechTudo, é atrair pessoas para uma página com anúncios publicitários. Esse “clique” a um site genérico gera receita ao autor do crime.

O golpe aproveita da repercussão por conta do pagamento do sétimo lote do abono do PIS-Pasep 2019, que começou no último dia 17. Contudo, o valor pago pela Caixa Econômica Federal (CEF) é de, no máximo, R$998. O golpe

Quando a vítima cai em um site mal-intencionado se depara com diversas perguntas sobre sua vida funcional e de contribuição com a previdência. Ao final, o falso sistema afirma que a pessoa possui direito ao saque e pede para que ela compartilhe a mensagem com os contatos para que consiga receber o valor estipulado.

Os golpistas também utilizam a logomarca da CEF de forma indevida visando ludibriar os internautas, o que configura crime. Como ficar protegido?

Para evitar dor de cabeça e não cair em golpes no aplicativo de mensagens, é preciso estar sempre atento ao conteúdo recebido pelo WhatsApp. Sinal de alerta, segundo especialistas, são sempre links que prometem grandes vantagens aos usuários, assim como aquelas mensagem que solicitam que você compartilhe com seus contatos ou pedem dados pessoais. Outro fator que pode acender a luz amarela são os erros gramaticais, comuns em mensagens falsas.

Fonte: TechTudo 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por