POLÍCIA

Ruralista é multado em R$ 28 mil ao ser flagrado com 15 pássaros em cativeiro

Policiais Militares da 5ª Companhia do Meio Ambiente de Uberaba apreenderam, na manhã de ontem, 15 pássaros da fauna silvestre

Tulio Micheli
Publicado em 23/01/2019 às 22:18Atualizado em 17/12/2022 às 17:34
Compartilhar

Jairo Chagas

Várias gaiolas e pássaros foram apreendidos em propriedade na comunidade rural de São Basílio para Polícia do Meio Ambiente

Policiais Militares da 5ª Companhia do Meio Ambiente de Uberaba apreenderam, na manhã de ontem, 15 pássaros da fauna silvestre brasileira que estavam em poder de produtor rural, de 60 anos, na comunidade de São Basílio. 

Segundo informações apuradas pela reportagem, os militares acompanhavam outra denúncia na região, quando se depararam com as gaiolas expostas em propriedade arrendada. Ao realizar abordagem, policiais constataram que as aves não possuíam o devido registro.

No local foram apreendidos três pássaros-pretos, 12 canários-da-terra, 11 gaiolas e um alçapão. 

Para criar as aves em cativeiro é preciso ter autorização do Ibama. Segundo a Lei 9.605, “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória sem a devida permissão” é crime. A pena pode chegar a um ano de detenção e multa. Nesta ocorrência especificamente, o valor da multa chegou a R$28 mil. Os pássaros serão devolvidos à natureza, em local ainda a ser definido.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por