POLÍTICA

Governo de Minas já reconduziu um quarto dos 6.000 exonerados

1.475 pessoas que foram retiradas da máquina pública voltaram ao trabalho

Publicado em 18/01/2019 às 09:38Atualizado em 17/12/2022 às 17:21
Compartilhar

Um quarto dos cerca de 6.000 servidores comissionados que haviam sido exonerados no primeiro dia de gestão Romeu Zema (Novo) já foram reconduzidas ao cargo. O levantamento foi feito pelo jornal O Tempo, baseado nas edições do “Minas Gerais”, o diário oficial do estado.

No total, 1.475 pessoas que tinham cargo de recrutamento amplo, ou seja, sem concurso público, foram reconduzidas aos postos. O número corresponde a 24,5% do total de funcionários desligados na troca de comando no começo de 2019. Somente nesta quinta-feira (17), 182 servidores desligados em 1º de janeiro voltaram ao trabalho; entre eles está a superintendente de Ensino Marilda Ribeiro de Resende. Vale ressaltar que o superintendente de Saúde, Ivan José da Silva, também foi reconduzido ao cargo na primeira semana de governo.

Enquanto ainda candidato, o governador afirmava que o poder público era um cabide de emprego para apadrinhados políticos e prometeu reduzir drasticamente o número de pessoas contratadas sem concurso público, promovendo o enxugamento da máquina pública. Vale lembrar que o levantamento feito pela equipe de transição de Romeu Zema mostrou que o Estado tem 13,6 mil cargos comissionados, sendo 70% deles ocupados por servidores efetivos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por