CIDADE

"Cultura" incentiva produção de documentário sobre Candomblé em Uberaba

O objetivo é reconhecer a importância do patrimônio étnico-cultural, religioso e artístico, para preservar a memória e identidade das religiões de matrizes-africanas

Publicado em 31/12/2018 às 07:50Atualizado em 17/12/2022 às 16:55
Compartilhar

Foto/Reprodução

Como forma de valorizar as manifestações brasileiras, o Ministério da Cultura promove o Edital de Culturas Populares. Na 5ª edição, um projeto uberabense foi premiad o documentário "Odun Árùndínlógóji - 35 Anos De Iniciação Do Bàbálorişà Renato De Logun Edę" está sendo desenvolvido e gravado na cidade.

A proposta do documentário foi de divulgar aspectos relevantes da história e da cultura afro-brasileira na construção de uma religião que traz em si a alma da língua Yoruba. O projeto contou com o auxílio do Historiador da Fundação Cultural de Uberaba, Gustavo Vaz.

A proposta foi inscrita na premiação de 2017 no Edital de Seleção Pública Culturas Populares – Leandro Gomes de Barros. O resultado da premiação saiu em novembro de 2017 e a verba para dar início ao documentário chegou em março de 2018. As gravações começaram em julho e atualmente o projeto está na fase de pós-produção. O filme está sendo construído pelo fotógrafo Alysson Oliveira.

O objetivo do documentário é reconhecer a importância do patrimônio étnico-cultural, religioso e artístico, para que seja possível preservar a memória e identidade das religiões de matrizes-africanas. “Os descendentes africanos mantiveram vivas suas práticas religiosas e cosmológicas. Nesta perspectiva, o filme pretende levar a público um resgate histórico das religiões africanas, afro-brasileiras, possibilitando a compreensão do sincretismo religioso, buscando diminuir a intolerância e a suposta superioridade de raças, que levam a conflitos capazes de gerar violência em nossa sociedade atual; buscando ainda, superar as formas de preconceitos”, ressalta Gustavo. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por