CIDADE

Água de chuva invadindo lojas no Calçadão surpreende secretário

Vídeo que circulou pelas redes sociais foi feito no último domingo e questiona o projeto de revitalização; secretário diz que fará análise in loco

Daniela Brito
Publicado em 26/12/2018 às 21:06Atualizado em 17/12/2022 às 16:47
Compartilhar

Reprodução de vídeo

Vídeo mostra banco instalado perto das portas das lojas e desviando água para dentro delas

Vídeo que circula nas redes sociais mostra que a revitalização no Calçadão da Artur Machado possui deficiências estruturais quanto ao escoamento da água pluvial. Os bancos instalados no local desviam a água das chuvas em direção às lojas, provocando alagamento nos imóveis. O vídeo, divulgado pelo jornalista Edson Santana, mostra que a chuva que caiu no domingo, antevéspera do Natal, assustou os lojistas. O questionamento é quanto à deficiência no projeto e o agravamento do problema com a intensificação dos temporais típicos de verão, gerando prejuízos aos comerciantes. 

Procurado pela reportagem, o secretário de Obras, Marcondes Freitas, confirma ter conhecimento do vídeo e garante que vai “in loco” fazer a análise técnica e buscar a solução do problema. “Dentro do projeto, acreditávamos que estava tudo solucionado”.

O projeto prevê a drenagem da água pluvial e, conforme esclarece, não era previsto este tipo de situação. Isso porque foram construídas duas grandes grelhas para o escoamento de água, antes do Calçadão. Uma em frente ao Paço Municipal e do outro lado, na praça Rui Barbosa.

Além disso, o projeto também previu a construção de várias bocas de lobo pelo Codau – que foram concluídas - próximo à praça Frei Eugênio, começando a recolher a água bem acima do Calçadão.  “Vamos ao local, com nossos técnicos, avaliar o que pode ser feito para reverter este quadro. Esta água era para ter sido totalmente retida com estas grelhas”, lamenta. Marcondes Freitas ainda destaca que o projeto não está totalmente concluído, pois ainda falta construir outras duas grelhas nos passeios laterais. 

O titular da pasta de Obras também ressalta ser necessário averiguar o volume de água daquele dia, acreditando que pode ter sido acima do normal, o que não foi suportado pela tubulação, que passa por baixo do Calçadão. “Precisamos analisar todas as hipóteses e, de qualquer forma,  iremos corrigir esta deficiência”, conclui.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por