GERAL

Confira cinco orientações financeiras para sobreviver a qualquer crise em 2019

Aprenda a se livrar das dívidas, se readequar financeiramente, sonhar e investir

Publicado em 26/12/2018 às 07:08Atualizado em 17/12/2022 às 16:44
Compartilhar

Os efeitos da crise econômica dos últimos anos aparentemente diminuíram, e o país já demonstra querer voltar a crescer. Contudo, o mestre em educação financeira, Reinaldo Domingos, acredita que 2019 será um ano de muitas incertezas e a economia reage com lentidão às ações positivas e com rapidez às negativas, o que gera reflexos diretos nas finanças pessoais. “Entretanto, mesmo com um cenário, não há motivos para desânimo, e sim para planejamentos e adequação, buscando se fortalecer e aprender com o período que atravessamos”, afirma o especialista.

Para auxiliar, o profissional elaborou algumas orientações pertinentes. Confira!

1. Livre-se das dívidas

Muitos pensam em como se livrar das dívidas em um momento de crise. Pode parecer impossível, mas é exatamente nesses momentos que os credores também oferecem as melhores condições para negociações. “A orientação é que o primeiro passo seja o de resolver o problema que levou ao endividamento, isto é, a causa. Adequar seu padrão de vida à sua realidade é muito difícil, mas é fundamental observar que não se pode viver em uma realidade que não é sua. Cortas gastos para ganhar fôlego e, assim, poder assumir o compromisso de pagar as dívidas é a melhor opção agora. Se não se livrar desse problema de forma emergencial, pode ter certeza que a alta dos juros prejudicará a sua saúde financeira no futuro”, alerta.

2. Faça uma faxina financeira

De acordo com o educador financeiro, em média, 25% dos nossos gastos são com supérfluos. “As pessoas sempre dizem que não têm mais de onde reduzir as despesas, mas, depois, quando fazem uma análise, observam que é possível. É preciso realizar um diagnóstico de sua vida financeira por 30 dias, anotando tudo o que gasta por tipo de despesa, até mesmo cafezinhos e gorjetas. Assim, verá uma realidade muito diferente do que imagina”, afirma, ressaltando que não se deve virar escravo dessa anotação, pois, quando vira rotina, perde a eficácia.

3. Não tenha medo de sonhar

Por mais que o cenário para muitos seja de pesadelo, nessa hora, é de grande importância sonhar, ou seja, definir os objetivos materiais, pois eles é que farão com que se tenha foco para evitar o descontrole ou mesmo o desespero. “Reúna a família e converse sobre o tema, dividindo os sonhos em três tipos: curto (até um ano), médio (até dez anos) e longo (acima de dez anos) prazos, definindo também quanto custam e quanto poderão poupar por mês para realizá-los”, indica Reinaldo.

4. Mude o formato de seu orçamento

Na avaliação do educador, um erro comum é pensar que orçamento financeiro familiar consiste em registrar o que se ganha e subtrair o que se gasta e, caso sobre dinheiro, terá lucro, se faltar, prejuízo. “A forma correta, no entanto, consiste em primeiramente elaborar o registro de todas as receitas mensais, e depois separar os valores pré-definidos para os projetos da família e, somente com o restante, readequar os gastos. Isso forçará um ajuste do padrão de vida familiar para conquistas financeiras”, detalha.

5. Aprenda a investir

“Observo que muitos poupam sem estabelecer um propósito e escolhem um investimento pensando apenas no que é mais prático. No mercado financeiro, existem diversas opções de aplicações com riscos diferentes. A orientação é procurar variar o investimento de acordo com o tempo em que utilizará o dinheiro”, afirma. De forma geral, Reinaldo Domingos diz que o risco de uma aplicação financeira é diretamente proporcional à rentabilidade desejada pelo empreendedor, ou seja, quanto maior o retorno estimado pelo tipo de aplicação escolhida, maior será o risco, por isso, é preciso cautela.

Fonte: Reinaldo Domingos - DSOP Educação Financeira 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por