POLÍTICA

Prefeitura desiste e não vai mais implantar o Restaurante Popular

Sem refeitório, o espaço será aproveitado para programa de cozinha social, com cursos na área de alimentação para atender a famílias cadastradas

Gisele Barcelos
Publicado em 22/12/2018 às 13:35Atualizado em 17/12/2022 às 16:43
Compartilhar

Jairo Chagas

Imóvel que foi adequado para abrigar o Restaurante Popular será aproveitado para outro programa na área de alimentação

Uberaba não terá o Restaurante Popular. Apesar do prédio concluído, Prefeitura desistiu de abrir o refeitório e vai aproveitar o espaço para programa de cozinha social, com cursos na área de alimentação para atender famílias de baixa renda. 

O prefeito Paulo Piau revelou em entrevista exclusiva à Rádio JM que a decisão de não abrir o restaurante foi tomada ao observar a experiência de outras cidades que tentaram viabilizar e acabaram fechando os refeitórios. “O Brasil desistiu do projeto Restaurante Popular. Dos que foram abertos, 85 já estão fechados. Por que iríamos insistir numa ideia que não deu certo em nível nacional? Seria jogar dinheiro fora”, argumenta.

De acordo com o chefe do Executivo, o imóvel que já está pronto e os equipamentos adquiridos para o restaurante serão utilizados para uma cozinha social que funcionará de forma integrada ao banco de alimentos e onde haverá cursos de preparação de refeições para famílias de baixa renda. “Já estivemos no Ministério do Desenvolvimento Social e temos o aval para transformar o espaço nessa unidade”, declara.

Piau explica que os detalhes de funcionamento estão sendo definidos, mas o acesso aos cursos será feito via instituições assistenciais e também pelos Cras (Centro de Referência em Assistência Social). Na cozinha social, os alimentos serão processados como sopa enlatada e outras refeições pré-prontas para distribuição. 

O prédio do Restaurante Popular está concluído há dois anos e até os equipamentos já estavam adquiridos, mas impasse por causa do gerenciamento da unidade atrasou o início das operações. A Prefeitura pretendia terceirizar a administração, mas a proposta foi rejeitada inicialmente na Câmara Municipal. Antes da desistência de abrir o restaurante anunciada esta semana, a matéria chegou a ser aprovada pelos vereadores.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por