ARTICULISTAS

Duplas Homenagens

Hoje falo mirando os carteiros, taxistas, entregadores

João Eurípedes Sabino
Publicado em 26/10/2012 às 20:21Atualizado em 19/12/2022 às 16:40
Compartilhar

Hoje falo mirando os carteiros, taxistas, entregadores, leituristas e aqueles que, por um motivo ou por outro, ao procurarem endereços em nossa cidade sofrem, mesmo estando na era do GPS.

É difícil adentrarmos um logradouro cujos prédios foram numerados nas últimas três décadas, ou antes, e esses não terem dupla numeração. Há casos de haver até três numerações num mesmo imóvel. Minha residência, por exemplo, possui duas numerações (par e ímpar). O pior é que as administrações municipais passam e o problema tornou-se crônico na cidade, sem ser resolvido.

Há algo mais sério, envolvendo nomes de ruas e praças. Vejamos as duplas nomeações: Rua Afrânio Azevedo (Bairros Sta. Maria e Olinda) / Rua Afrânio Francisco Azevedo (Guanabara); Travessa Armando Miranda Cardoso (Pq. Mirante) / Rua Engenheiro Armando Miranda Cardoso (Conj. Maringá - 2); Alameda Juca Inácio (Guanabara) / Praça Juca Inácio (Cidade Jardim); Praça Independência (B. de Lourdes) / Rua Independência (Pq. Das Américas); Rua Carajás (Jd. Santa Cecília) / Rua Carajás (Abadia). As homenagens, aliás, são justas, mas há algo estranho na duplicidade de nomes.

Por que não me ocupei de outras coisas, quando temos inúmeros assuntos para enfocar? É que a confusão numérica de prédios, misturada à “dupla identidade” dos logradouros, criam tantos transtornos e, convenhamos, nos faz lembrar uma corruptela. Corretas estão as cidades que numeraram suas vias e não têm esses problemas. Ao invés de darmos um mesmo nome a dois logradouros, por que não fazê-lo só uma vez e sermos justos, digamos, também com os lendários: Antenógenes Silva, José Formiga do Nascimento (Zote), Juscelino Kubitscheck, Manoel Nunes (Amargoso), João Pedro de Sousa e outros não menos injustiçados? Um bom trabalho para os vereadores e prefeito de 2013.

Convido aos que lerem este texto a continuar o trabalho de constatação das “duplas homenagens” e a confusão de números. Ficarão surpresos, tenho certeza.

(*) Presidente do Fórum Permanente dos Articulistas de Uberaba e Região; membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por