ARTICULISTAS

Curiosidades eleitorais

Não faltaram curiosidades nas eleições municipais deste ano, em Uberaba, no primeiro turno que...

Marco Antônio de Figueiredo
Publicado em 08/10/2012 às 13:56Atualizado em 19/12/2022 às 16:59
Compartilhar

Não faltaram curiosidades nas eleições municipais deste ano, em Uberaba, no primeiro turno que se encerrou ontem.

Este ano, os cidadãos irão escolher, mais uma vez, seus 15 representantes, sendo quatorze para compor o corpo Legislativo e um para chefiar o Executivo.

Dentre as curiosidades podemos ressaltar algumas delas no campo jurídico, no que diz respeito à obrigatoriedade para a força policial de se manter a 100 metros do local de votação, proibição de instalação de seções eleitorais em propriedades rurais particulares, vedação de certos tipos de prisão e casos de obrigatoriedade e faculdade de comparecimento às urnas.

Em Uberaba, muita confusão foi criada através de portaria editada pela Justiça local e suspensa através de Mandado de Segurança, no que concerne a proibição ou não de circular e estacionar veículos plotados e/ou adesivados.

A explicação sobre o fato foi dada pelo promotor de Justiça José Carlos Fernandes na Radio JM, às 10h30 do dia de ontem, afirmando que tinha acabado de chegar da cidade de Veríssimo, onde se encontrava desde o dia anterior e, juntamente com os demais promotores eleitorais e juízes desta comarca, dariam conhecimento à Polícia Militar e demais colaboradores, quais os procedimentos a serem tomados, cumprindo a determinação de instância superior.

Um fato deplorável e curioso devido à insistência e divulgação por parte da Justiça Eleitoral foi o fato da sujeira que tomou conta da cidade, devido a um desespero de candidatos “sujismundos”, assim como a insistência na prática criminosa da “boca de urna” e “compra de votos.

Podemos comentar também como curiosidade o lado pitoresco da atividade política nesta Terra de Major Eustáquio, algumas até comum em outros lugares deste sertão “Tupiniquim”, caracterizando certos aspectos do povo brasileiro, como o bom humor e a irreverência, quando não, a falta de cultura política.

Entre as curiosidades podemos destacar os candidatos folclóricos de nomes esquisitos, tentando conquistar um lugar na Câmara, quando não, almejando pelo menos quinze minutos de fama no rádio e televisão, enquanto outros acreditam que conquistarão a vitória nas urnas, inspirados pelo deputado “Palhaço” Tiririca.

Existem, contudo, curiosidades menos pitorescas, as quais desejo que não tenha acontecido em Uberaba, ou seja, a corrupção e a prática de caixa dois, fato este até já confessado por sua prática em outros tempos, cuja prática é abominável e inaceitável, pois quem assim procede, em minha opinião, é tão bandido quanto o mais repugnante e sujo dos elementos da pior quadrilha que comanda o submundo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por