ARTICULISTAS

Uberaba dos meus dias

Esta é a época áurea do medo e da insegurança

Ilcéa Borba Marquez
Publicado em 03/10/2012 às 20:08Atualizado em 19/12/2022 às 17:05
Compartilhar

Esta é a época áurea do medo e da insegurança. Estar em casa ou andar pelas ruas de Uberaba é viver sob constante ameaça. Se alguém se aproxima, seja homem ou mulher, a atitude comum é buscar segurança. Em casa não abrimos os portões antes de verificar quem chega; na rua seguramos a bolsa com mais firmeza ou verificamos se os vidros do carro estão realmente fechados. O outro que se aproxima é quase sempre imaginado como perigo. Nem é preciso dizer que a ansiedade é o sentimento predominante - a municipalidade não cumpre seu papel de promover a proteção e garantir a vida dos moradores em qualquer situação.

Outro motivo de insegurança nas ruas de Uberaba deve-se ao trânsito caótico e instável, cujas regras, nascidas para organizar a movimentação dos usuários, confundem todos, devido às constantes alterações dos planos de direções, bem como as obras infindáveis, que fecham ruas impedindo a circulação, abrem e fecham buracos, para logo em seguida reabri-los numa dispendiosa orgia obreira inacabável. E a cidade de Santo Antonio e São Sebastião, organizada para promover um movimento radial e catalizador a partir da Igreja Matriz, facilitando o acesso dos uberabenses aos seus santos de devoção através das vias homônimas, vê agora o esvaziamento das ruas de comércio centrais, durante tanto tempo fechadas para as obras, perder a orientação e o sentido primeiro.

De tempo em tempo muda-se o quadro de mandatários. O pluripartidarismo político inchado até o seu máximo para benefícios de poucos confunde nas suas alianças de ocasião, impedindo que se forme filiação a partir de uma identificação e aceitação dos ideais que deveria organizá-los.

As regras econômicas também não são duradouras. Nada garante a estabilidade ou possibilita projetos de longa duração. Até mesmo o nosso dinheiro circula em notas falsificáveis que são modificadas de tempos em tempos, ganhando novas nomenclaturas também mutáveis. Se você necessita calcular dívidas ou benefícios anteriores, precisa solicitar a ajuda de um especialista capaz de apurar um valor proximamente real depois de tantas trocas monetárias. Não sabemos o quanto possuímos ou o quanto receberemos, o que é permitido ou o que é proibido. Os cálculos de renda anual são imprevisíveis e as reposições salariais dependem do momento polític se o governo pretende garantir seu próprio poder ou do partido, os trabalhadores serão beneficiados, principalmente aqueles mais humildes, como são atualmente denominados. Caso contrário, somente através dos movimentos sociais de revindicação, desde que pertencentes a grupos representativos.

(*) Psicóloga e psicanalista

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por