CIDADE

Mais de 2,5 mil crianças aguardam vagas na Educação Infantil para 2019

Secretaria de Educação divulga estimativa do Cadastramento Infantil 2019. O processo foi realizado durante o mês de outubro

Geórgia Santos
Publicado em 12/11/2018 às 21:00Atualizado em 17/12/2022 às 15:27
Compartilhar

Neto Talmeli/PMU

A estimativa inicial aponta que entre 2,5 mil e 3 mil aguardam vaga em um dos Centros Municipais de Educação Infantil

Secretaria de Educação divulga estimativa do Cadastramento Infantil 2019. O processo foi realizado durante o mês de outubro e acredita-se que cerca de 2.500 a 3 mil crianças de 4 meses a 5 anos de idade estão inscritas. 

A Chamada Pública Escolar/2019, isto é, o cadastramento infantil, tem o objetivo de auxiliar a Secretaria de Educação a realizar o planejamento de matrícula, no ano de 2019, na Educação Infantil, subsidiando a organização das salas nas unidades escolares. Segundo a coordenadora de inspeção escolar, Nilza Pinheiro, o resultado desse processo foi positivo, justamente por proporcionar o planejamento mais adequado ao ano seguinte. Porém, ela revela que a procura pelo cadastramento ainda foi tímido.

Nilza explica que, neste momento, o sistema está movimentando os dados, fazendo as conferências das crianças inscritas, mas estima-se que cerca de 2.500 a 3 mil crianças estão aguardando uma vaga na escola pública. Para as crianças de 4 e 5 anos, o atendimento pelo município, isto é, a disponibilização de uma vaga, é obrigatória. Para as crianças de zero a três anos, Nilza destaca que o município está se mobilizando para atender o maior número possível, uma vez que ainda não é obrigatório.

Quando questionada se haverá vagas para todos os inscritos no cadastro, Nilza destaca que esse levantamento está sendo realizado para a organização das crianças em busca de vagas nos centros de Educação Infantil, lembrando que, no caso das crianças de zero a três anos, é preciso ter um espaço mais adequado. “Queremos atender o maior número possível, estamos fazendo o máximo. Mas não significa que todos serão contemplados, pois isso demanda investimentos e estamos em um período em que os recursos estão retidos e não é possível ter novas unidades”, diz. 

Com relação ao processo de matrícula, vale lembrar que até o dia 30 de novembro acontecerá nas unidades a rematrícula. Depois disso, a secretaria enviará ao Conselho Tutelar a relação dos alunos cujos pais não efetivaram a rematrícula. No dia 6 de dezembro, a matrícula será aberta seguindo o protocolo de vagas, nos seguintes critérios: crianças em vulnerabilidade social, encaminhadas pelos órgãos de segurança e deficientes; depois as crianças que têm irmãos nos Cemeis; em seguida, será aberta para os cadastrados no zoneamento; depois, fora do zoneamento, e, por fim, aqueles que não fizeram inscrição.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por