ARTICULISTAS

Faltam 27 dias. Está Chegando a Hora!

Estamos na reta final da campanha eleitoral de 2012. Ela pode até ser considerada morna na rua...

Marco Antônio de Figueiredo
Publicado em 10/09/2012 às 10:08Atualizado em 19/12/2022 às 17:28
Compartilhar

Estamos na reta final da campanha eleitoral de 2012. Ela pode até ser considerada morna na rua, mas está fervendo nos bastidores. Têm brigas entre “facções” de uma mesma coligação; acusações e ameaças de renúncias de candidaturas proporcionais causando desespero a quem precisa do quociente eleitoral para se eleger. A palavra pesquisa é proibida em alguns comitês e escritórios de candidatos que sabem estar despencando ladeira abaixo, decolando para o rol dos perdedores.

Talvez pelo medo da derrota, alguns candidatos apresentam reações ditatoriais e “hitlerianas”, confirmando o despreparo em administrar uma cidade cheia de problemas, como é nossa querida Uberaba.

Com visível desequilíbrio psíquico e político, uma coligação tenta intimidar adversários, com ameaças judiciais, alegando fatos que desce o nível da campanha à latrina e à fossa de esgoto, o que espelha bem o nível moral e ético que querem e gostam de fazer política.

Uma das “acusações” feitas cai por terra, pois o “tal chaveiro” que afirmam ter sido confeccionado agora em 2012, o subscritor deste artigo ganhou um igualzinho, em fevereiro de 2011.

A matéria paga publicada nos jornais locais, nesta última semana, assemelha ao caso dos estudantes das eleições/2008, quando um candidato usou e abusou de estudantes, convencendo-os a praticar fatos condenáveis, contratando advogado para defendê-los. Ao perder as eleições, deixou os estudantes a “ver navios”, dando o calote no advogado que guarda até hoje  como recordação, toda a documentação comprobatória.

Tem coligação com cabo eleitoral, a “tiracolo”, que faz da “política a arte de administrar a coisa pública para interesses privados.” (Bierce).

Pior ainda é a coligação, que usa da judicialização para amordaçar exclusivamente o único diário uberabense, comprovando seu instinto agressivo ao tentar cercear o que já é de conhecimento público quanto ao aumento de sua rejeição e o crescimento das candidaturas adversárias.

Alguns assessores de candidatos majoritários, não têm educação ou são tão supersticiosos que usam o tempo todo, até nos seus companheiros de campanha, quatro ferraduras, pensando que elas vão dar sorte.

Por outro lado, outros candidatos mantêm com dignidade e galhardia suas campanhas, apresentando para a população, planos de governo sem estrelismo e falsos compromissos.

Quanto às candidaturas proporcionais, com honrosas exceções, prevalecem os ditados populares de que “em política nada se perde, nada se transforma e tudo se corrompe”; “política é a arte de prometer, não cumprir e mesmo assim ter sucesso”, ou “os cidadãos de bem têm medo do futuro enquanto os políticos têm medo do passado.”

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por