ARTICULISTAS

Você sabe lidar com as críticas?

Alegro-me, cada dia mais

Eliana Barbosa
Publicado em 07/09/2012 às 20:19Atualizado em 19/12/2022 às 17:31
Compartilhar

Alegro-me, cada dia mais, ao perceber o quanto as pessoas têm buscado crescer emocional, material e espiritualmente. Isto é uma evidência de que estão acordando para a vida e para a responsabilidade de suas próprias escolhas.  

Entretanto, ainda há quem tenha muito medo das críticas, e esse é um sentimento imobilizador. Você sabe lidar com as críticas? Vamos refletir...

• Será que você não está escondendo seus talentos e habilidades - muitas naturais e outras adquiridas a custo de muito trabalho ou estudo -, por causa desse temor?

• O medo da crítica paralisa as ações. Se você tem medo de ser criticado, acaba não realizando nada inovador e criativo, porque sabe que pessoas arrojadas geralmente são censuradas em suas ideias.

• Observe como anda sua autoestima e sua autoconfiança. Como você vai querer ser admirado se você só se critica? Como vão acreditar em você se você só acredita nos outros?

• Para enfrentar esse medo da crítica, em primeiro lugar, combata seu orgulho. Não há nada demais em ouvir pessoas que pensam diferente de você, o importante é saber distinguir a crítica invejosa da crítica construtiva.

• Se você só recebe elogios, corre o risco de se acomodar, o que é muito perigoso.

• A crítica, na verdade, deve servir como um impulso para que você cresça e realize melhor seu trabalho. Cada crítica que você recebe deve ser encarada como um desafio para o seu sucesso.

• Dessa forma,  para que a crítica dos outros não atrapalhe seu desempenho, começa já a fortalecer sua autoestima. Dê sempre o melhor de si, abra-se para novas aprendizagens e procure ver seus adversários ou inimigos - se os tiver - como pessoas capazes de abrir seus olhos para possíveis erros e motivá-lo a realizações cada vez mais importantes.

(*) palestrante; apresentadora de TV e rádio e  autora de livros motivacionais

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por