ARTICULISTAS

Vale a pena?

A fase atual da política uberabense, em que vemos a coisa mudar

João Eurípedes Sabino
Publicado em 13/07/2012 às 20:17Atualizado em 19/12/2022 às 18:35
Compartilhar

A fase atual da política uberabense, em que vemos a coisa mudar antes mesmo da mudança das coisas, convida-nos a refletir um pouco. O confronto entre os candidatos, “travestidos” de inimigos num clima que lembra a guerra, me obriga a perguntar: Vale a pena lutar tanto pelo poder? Se o objetivo é servir Uberaba, por que tanta desavença? Intervenções, impugnações, contestações e até expulsões compõem o cardápio diário. E o eleitor? Esse permanece na doce ilusão de que tudo é por ele.

Um analista depois de acompanhar a política e todas as suas nuanças durante décadas sintetizou sua opinião sobre o assunto nos seguintes versos: “O bom quando deixa a política / Recebe duas formaturas / Uma de doutor em decepções / A outra de mestre em amarguras. A nossa causa para o político / Está sempre em primeiro lugar / Desde que a dele esteja antes / Para que ele possa nos ajudar. Preste atenção numa coisa / Que na política sempre acontece / Quem foi aliado na vitória / Na derrota desaparece”.

Certo estava Jânio Quadros quando uma repórter lhe perguntou: “Presidente, depois de tudo que o senhor passou, qual é o seu conceito sobre a política?” Respondeu Jânio com os olhos arregalados usando aquele estilo e sotaque só seu: “Minha filha! A po-lí-ti-ca é; um verdadeiro saco de gatos. En-ten-deu?” A repórter ficou pasma e Jânio emendou: “É para não en-ten-der mesmo!”. Pelo que vejo, até hoje não houve quem contestasse o ex-presidente.

Prestei atenção, arquivei os jornais desta semana e vi que, politicamente, os fatos ocorridos após a última sexta-feira, embora se sucedam, por ser de surpresa, parece que nada têm a ver com os de hoje, 13/07/12. Amanhã, quando tudo virar passado, restarão fotos dos eleitos e os demais ficarão à margem, porém todos irão para a história. Aí sim; fatos aparentemente esquecidos estarão para sempre gravados na memória.  

Até 15 de novembro, dia das eleições, pelo correr da carruagem, estaremos enfastiados de tanto ver mudanças na política uberabense, com as coisas ficando, como sempre ficaram, no mesmo lugar.

(*) Presidente do Fórum Permanente dos Articulistas de Uberaba e Região; membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por