ARTICULISTAS

Quem tudo quer...

Numa pequena gleba rural morava um casal e três filhos

João Eurípedes Sabino
Publicado em 06/07/2012 às 20:19Atualizado em 19/12/2022 às 18:41
Compartilhar

Numa pequena gleba rural morava um casal e três filhos e aos fundos passava um ribeirão onde os três meninos costumavam nadar. Certo dia, um deles percebeu que o lugar era próprio para fazer uma ceva e tirar dali alguns peixes para ajudar na alimentação da família. O pai aprovou a ideia e partiram logo para executá-la. Aprontaram o pesqueiro e aos irmãos cabia alimentar a “peixarada” que parecia atender ao convite. Logo começaram a pescar peixes cada vez mais graúdos.

O cardume que seria só para o gasto, aumentou e outra ideia surgiu num dos meninos: Vender peixes na cidade que ficava relativamente perto. A mãe e o pai, como antes, “compraram a ideia” e trataram de ajudar os filhos a realizar aquele sonho.

No início levavam os peixes numa única caixa de isopor e os fregueses vendo o esforço dos três meninos compravam mais, mais, e mais. Logo os peixes foram levados em duas, três e mais caixas. O transporte que era feito de bicicleta, passou a ser de moto e no final de um ano compraram uma Kombi. Falando assim parece que o negócio era só brisa, mas não era. Chuvas, enchentes e a piracema tornavam as coisas difíceis, mas eles as superavam.

O “olho gordo” de um sujeito viu o êxito dos meninos e tratou logo de descobrir de onde vinham aqueles peixes. Sua avareza o inspirou a fazer uma grande ceva a montante da dos meninos. “Com os recursos que tenho, vou pegar todos os peixes e acabar com esses meninos”, ironizou ele a certa pessoa. “Não faça isso. Tem peixe pra todo mundo”, respondeu-lhe a pessoa que era também amiga da família dos meninos. “É a lei do mais forte, cara!”, retrucou o maldoso homem falando mais: “Quem não tem competência que se...”

Temendo o abalo que poderia lhes acontecer, os três irmãos entraram em desespero. “Pai, como vamos fazer sem peixes?”, bradou em lágrimas um deles. O pai que era experiente no assunto acalmou os filhos dizend “Tudo na vida tem surpresas boas e ruins. Elas virão a tempo e a hora”. A mãe por sua vez serenou os filhos vaticinando com uma frase emblemática: “A solução vem de cima meus filhos”.      

Surpresa: O avarento homem escolheu o lugar errado para fazer sua ceva. Antes de aumentar o seu cardume, os amigos do alheio pescavam tudo. Ele não viu o seu negócio prosperar e muito menos conseguiu “acabar com os meninos”. E desistiu.

Eh... “Quem tudo quer,  tudo perde...”.

 

(*) Presidente do Fórum Permanente dos Articulistas de Uberaba e Região; membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por