ARTICULISTAS

Superação Fênix

Nos textos míticos, Fênix é um pássaro de esplendor sem igual

Ilcéa Borba Marquez
Publicado em 04/07/2012 às 19:07Atualizado em 19/12/2022 às 18:43
Compartilhar

Nos textos míticos, Fênix é um pássaro de esplendor sem igual, dotado de uma extraordinária longevidade, e que tem o poder, depois de se consumir em uma fogueira, de renascer de suas cinzas. Quando se aproxima a hora de sua morte, constrói um ninho de vergônteas perfumadas onde, no seu próprio calor, se queima.

Em 2001, um trágico desastre aéreo deixa o líder dos Paralamas do Sucesso – Herbert Vianna – entre o viver e o morrer, durante muito tempo! Após este tempo comatoso, sua recuperação atravessa períodos de indefinição desesperançosa estabelecendo um quadro de respostas automatizadas fisiologicamente sem a expressão evidente de sinais que o definissem e identificassem na sua essência desejante. A guitarra e a música, no entanto, fazem-no retomar-se e por elas alcançar o nível da Superação (Passar por cima de, passar além de) transformando-se em Fênix “o que só existe em função de seu próprio nome; ela significa aquilo que escapa às inteligências e aos pensamentos”.

Assistir a retomada da banda Paralamas do Sucesso que mantém e atrai não só os anteriores admiradores, mas também os atuais e novíssimos conquistados pelo som e ritmo das músicas símbolos do grupo, levam-nos a buscar explicações no poder da própria música e do canto.

Para Rilke “somente aquele que já ergueu a lira / até mesmo em meio às sombras / pode pressentir e proclamar / o louvor infinito.” A música em sua perfeição tem um poder, talvez sobrenatural, sobre os homens, os animais e também sobre as plantas. Na Idade Média,  o bom pastor era representado por um jovem com sua flauta mágica e as Sereias exerciam seu poder enfeitiçando o homem com seu canto melodioso. Em todas as civilizações, os atos mais intensos da vida social ou pessoal são decompostos em manifestações nas quais a música desempenha um papel mediador para alargar as comunicações até os limites da transcendência. O recurso à música, com seus timbres, suas tonalidades, seus ritmos, seus instrumentos diversos, é um dos meios de se associar à plenitude da vida: é a música dos deuses que embala magicamente os vivos.

Na vida de Herbert Vianna reconhecemos o movimento de ressurreição fênix que consegue despertar da paralisia traumática através dos sons harmoniosos das melodias que compôs assegurando a si e aos outros  a plenitude sensível do ser.

(*) Psicóloga e psicanalista

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por