ARTICULISTAS

O egocentrismo político

Nesta busca dos candidatos por um lugar ao sol, alguns políticos extravasam o egocentrismo...

Marco Antônio de Figueiredo
Publicado em 02/07/2012 às 09:37Atualizado em 19/12/2022 às 18:45
Compartilhar

Nesta busca dos candidatos por um lugar “ao sol”, alguns políticos extravasam o egocentrismo encravado em suas ações, deixando aflorar seus caprichos e “birras” de “meninos mimados”.

Desde a época da UDN e PSD, nunca mais se viu, uma “briga” tão mesquinha, uma “queda de braço” tão idiota, só para demonstrar que possuem “O PODER”, “aparecendo” nos jornais mais que candidatos, como esta entre o prefeito Anderson Adauto e o deputado Marcos Montes.

Todo dia estamos vendo e sentindo as “manobras” eleitoreiras destes “generais” tacanhos, mimados, rancorosos, vingativos e que não sabem aceitar a opinião daqueles que agem com ponderação e com visão do que é melhor para Uberaba. Agem como “aborrecentes” mimados, disputando quem tem mais poder, influência e comando político. Em Uberaba nunca se viu dois líderes tão iguais na forma de agir, até na hora de fazer “figuinhas” e “caretas” um para o outro, dizend “eu consegui! pito pitô” pra você.

Tudo que aconteceu e virou notícia, em termos políticos, nos últimos 30 dias, tem a “espada do poder” de MM ou de AA. Tudo, desde a escolha de candidatos até as “rasteiras” nos comandos de pequenos partidos. Será que estão buscando a autoafirmação dizend “Eu tenho a forrrrrça”?

As manobras políticas, a semelhança de comportamento entre estes dois “coronéis” e o poder utilizado de modo indevido, autoritário e em beneplácito de poucos, está patente nas derrotas alcançadas ao tentarem enfiar “goela abaixo”, seus protegidos e os rumos eleitorais que toda cidade deveria seguir. Até os mandatários da capital foram ludibriados sob a afirmativa que isto seria melhor para a campanha presidencial de 2014.

Se fosse verdade quanto ao projeto Aécio/2014, quando da visita do senador, na ExpôZebu, todos os partidos da base aliada seriam intimados para o jantar e almoço na mansão dos Montes Cordeiro. Isto aconteceu? Claro que não! O egocentrismo prevaleceu! O “eu tenho a força” falou mais forte, descumprindo compromissos históricos e éticos.

Por outro lado, o “gêmeo univitelino” da política, por puro egocentrismo, também não aceita a derrota massacrante na escolha de seu pupilo e fica fazendo “pirraçinhas”, “beicinhos” e batendo os “pezinhos no chão”, confundindo todos uberabenses e tumultuando, principalmente nesta época, as já tumultuadas Justiças Comum e Eleitoral.

O egocentrismo leva as pessoas a acharem que tudo tem que girar ao seu próprio redor, só pensando em seu próprio interesse em detrimento dos interesses coletivos. Este é o perfil que estamos presenciando destes dois grandes líderes políticos, muito inteligentes, mas infelizmente, manipuladores e egocêntricos, sempre insatisfeitos e ávidos por novos desafios, ainda que seja necessário atropelar, literalmente, o próximo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por