ARTICULISTAS

O odiado cidadão de primeira classe

Impostos estão embutidos em tudo que compramos

Esther Luisa Hercos Fatureto
Publicado em 16/06/2012 às 20:36Atualizado em 19/12/2022 às 19:05
Compartilhar

Impostos estão embutidos em tudo que compramos, nas contas de telefone, luz, água, em tudo existe uma parte que vai para o governo. Partindo desse princípio, cidadãos pagam impostos e governo gerencia com honestidade este dinheiro, que é de todo mundo.

Ao cidadão resta cobrar o bom uso desses recursos enormes. Sabemos que muito se perde no ralo guloso da corrupção, praga que tem que acabar. O cidadão de Primeira Classe observa o que está sendo feito, analisa, e perceber que algo pode ser melhorado. O que diferencia este de outros é que ele expressa o que pensa, leva aos órgãos competentes suas sugestões e críticas, sem medo de revanches.

Quem passa por uma rua e vê um buraco enorme tem que avisar o setor competente para tampá-lo, pois alguém pode se machucar ou quebrar um carro. O setor não tem como mapear tudo, não pode estar em todos os lugares, mas, ao receber a sugestão, tem que mandar tampar o mais rápido possível. Isto é cidadania de primeira classe, e não passar, olhar e ficar com raiva do buraco.

Quem vai a um centro de saúde e encontra sujeira, mau atendimento, descaso, demora inexplicável, tem que denunciar para o setor competente. Todos os serviços públicos são pagos com o dinheiro de todos e devem ser prestados com eficiência. Sair reclamando ou brigar com a atendente não vai resolver nada, tem que levar críticas e sugestões, tem que falar e receber respostas.

Quem mora perto de um cruzamento mal sinalizado, perigoso, tem que avisar ao setor competente, pois eles não podem saber de tudo o que acontece. Quem percebe que o trânsito fluiria melhor com alguma modificação deve levar sugestão. Os setores, por lei, têm que responder a todas as sugestões e críticas no setor de trânsito. Isto é exercer cidadania de primeira classe.

Todos os políticos eleito e servidores públicos recebem salários pagos com os impostos e sabem que os cidadãos possuem o direito de pedir melhores serviços e têm o direito de receber serviços de primeira classe. Sem que para isso fique devendo favores ou votos.

Esta é uma campanha para o aumento de cidadãos de Primeira Classe, pessoas que se interessam pela cidade, que desejam ver o trânsito seguro, as ruas bem conservadas, passeios e terrenos limpos. Pessoas que lutam por acessibilidade, por atendimento de saúde de qualidade, por um bom transporte coletivo, por polícias e judiciários equipados e eficientes. Pessoas que desejam ver praças conservadas, lixeiras por todo lado, colheitas efetivas de lixo.

Não existem deuses intocáveis no serviço público, vivemos numa democracia, onde dirigentes recebem salário para cuidar das coisas públicas. Temos que entender e viver esta realidade. Temos que cobrar com a mesma fome que nos cobram impostos. Nada é feito por favor, tudo já está pago com antecipação.

Mesmo muitas vezes odiados, Viva os Cidadãos de Primeira Classe.

(*) Médica e cidadã

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por