ARTICULISTAS

Visita a São Bento

Após seis anos de lançamento do nosso livro O andarilho; quem é ele?

João Eurípedes Sabino
Publicado em 18/05/2012 às 20:37Atualizado em 19/12/2022 às 19:38
Compartilhar

Após seis anos de lançamento do nosso livro “O andarilho; quem é ele?”, na Biblioteca do Senado Federal, resolvi recentemente fazer-lhe uma visita. Depois de me identificar na recepção, descrevi ali o perfil do homem do mundo que eu queria rever.

A estagiária de Biblioteconomia Isabel Caroline de Sousa pesquisou no sistema e passou-me o endereço daquele que jamais entraria em carne e osso naquela casa. Lá ele se encontra residindo em forma de livro no endereç 115.2-S118-AQE. Trata-se de uma ampla avenida cultural, onde se veem livros por todos os lados.

Pedi àquela gentil servidora que me levasse ao nicho do andarilho “São Bento” e, antes de tocá-lo, cuidei para ver quem são alguns dos seus vizinhos. Notei que celebridades ali também moram sem nenhuma discriminação. Fiz questão de não anotar seus nomes para sentir a verdadeira igualdade entre eles.

Naquele conglomerado de 180.000 livros estão desde obras desconhecidas a “best-sellers” e todas elas merecem o mesmo cuidado da casa. Nas bibliotecas há exemplos silenciosos que o mundo deveria conhecer. Quando me referi ao nosso andarilho “São Bento”, as próprias funcionárias se interessaram por conhecê-lo. Vi o nosso “Nego Véio” passar de mão em mão como “persona grata” naquele ambiente. E pensar, que o ator Milo Sabino, no dia 31/05/2006, foi barrado na entrada por ter suas vestes e a maquiagem caracterizadas de andarilho. Desfeitos os mal-entendidos na portaria, Milo arrasou em sua performance.

Ao encerrar minha visita ao andarilho “São Bento” naquela instituição cultural, lembrei-me dos desvalidos que enfrentam o frio sob as marquises, as lajes, nas praças e ruas sem poder sequer se aproximar de uma biblioteca. Eis o poder do livr penetrar o ser humano pela via sensível e demovê-lo de ideias distorcidas, levando-o a desarraigar preconceitos.

(*) Presidente do Fórum Permanente dos Articulistas de Uberaba e Região; membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por