ARTICULISTAS

Túnel do tempo

Relemos a revista comemorativa dos 85 anos da Associação Comercial

Mário Salvador
Publicado em 08/05/2012 às 19:48Atualizado em 19/12/2022 às 19:50
Compartilhar

Relemos a revista comemorativa dos 85 anos da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba, com as notícias sobre a prestigiosa Entidade. A editora responsável, jornalista Carmen Amâncio, a repórter Ione Felizardo e o fotógrafo Rúbio Marra foram muito felizes em seu trabalho.

Em uma entrevista, o mestre historiador Guido Bilharinho, mente privilegiada, falou sobre a criação da ACIU, os pontos fortes da entidade e o trabalho dela em favor de Uberaba.

Recebeu merecido destaque o expressivo trabalho do presidente Karim Abud Mauad. E o Túnel do Tempo, com os ex-presidentes da ACIU e suas conquistas, trouxe-nos à memória as diversas diretorias das quais tivemos o prazer de fazer parte.

Dentre os bons artigos e reportagens, destacamos Uberaba não é só Zebu, que trata da monografia do professor Leonardo Silveira sobre as potencialidades comerciais e industriais desta cidade. Esse artigo e o Túnel do Tempo nos fizeram rememorar a vinda da CEMIG para Uberaba, fator decisivo para a implantação de indústrias no município; a instalação da Valefértil (Fosfértil); a criação da Faculdade de Ciências Econômicas; a captação do sinal de televisão da Tupi. Em algumas dessas conquistas, a ACIU contou com a colaboração de outras entidades.

Naquele clima de euforia, a Diretoria da ACIU adotou um slogan, escolhido por concurso. As colaborações devem estar nos arquivos da Associação. A sugestão Uberaba não é só zebu!  foi descartada pela comissão julgadora. Apesar de Uberaba não ser só zebu, todos temos ciência da importância dessa fonte de riqueza e prestígio para o município. E uma vez mais a Exposição coloca em evidência esta cidade pioneira, sede mundial do zebu.

O slogan vencedor, Ninguém mais segura Uberaba!, passou a ser impresso em documentos de diversas empresas. Mas sua aceitação parece não ter sido a esperada. Uma crítica ferina indagava o porquê de ninguém segurar Uberaba: Estaria a cidade acabando? Impossível agradar a gregos e troianos de uma só vez. Talvez a frase tenha sido esquecida, mas o resultado de um concurso reflete o momento histórico e cultural no qual está inserido.

Todas as lembranças têm a ver com a história e a força dessa entidade. Com a publicação daquela edição da revista, parte da história se tornou acessível a nós, admiradores da ACIU.

(*) Membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por