ARTICULISTAS

Da nascente à cachoeira

Maio é o mês das mães, de homenagear os trabalhadores, de participar da maior feira mundial de gado zebu...

Marco Antônio de Figueiredo
Publicado em 30/04/2012 às 10:15Atualizado em 19/12/2022 às 19:55
Compartilhar

Maio é o mês das mães, de homenagear os trabalhadores, de participar da maior feira mundial de gado zebu, de afunilamento nas decisões políticas, de aproximação do inverno e do cuidado para não se queimar nas composições e definições para as eleições de 2012.

Caciques, índios, peões, coronéis e curiosos se acotovelam para aparecer na mídia, buscando um lugarzinho ao sol, visando abocanhar uma cadeira para a ceia farta, em que se distribuem os cargos de confiança, funções e designações de “aspones” nas prefeituras espalhadas por todo rincão tupiniquim.

Por aqui, terra zebuína alimentada de orgulho mocho, desde o arraial em que se permitiu o apodrecimento da farinha e adotada por um triunfante Major, seus dirigentes, muitas vezes forasteiros ou “caixeiros viajantes” portadores de malas e malotes mil, apadrinham jovens mancebos neófitos, que guerreiam para se tornarem conhecidos, forçando através da mídia, imagens de que possuem alguma experiência de mando ou comando.

O que vimos nos últimos acontecimentos políticos por aqui, se comparada com a situação escandalosa da política nacional, onde tiveram sete quedas de ministros e um “Rego” para fiscalizar a CPI do “Cachoeira”, poderíamos afirmar que entre os pré-candidatos, pretendentes, dirigentes e outros mais, encontrarão algumas nascentes, córregos, quedas d’água, certas cachoeiras, muitas cascatas, cascateiros e infindáveis cataratas.

Tem gente que se faz de pré-candidato só para aparecer. Outros aparecem na mídia com aquela cara do anão Zangado, que defende com unhas e dentes, a sua “Branca de Neve”. Não faltam também aqueles que não têm condições de angariar recursos financeiros ou até mesmo de comprar um sapato novo em uma loja de 1,99 e se declaram candidatos ao cargo majoritário. Não dá para esquecer aquelas hienas que se associam aos vermes da sociedade que só sabem dar “rasteira” e agem sempre na calada da noite, nos chamados bastidores das siglas partidárias.

A verdade é que as águas vão rolar com mais intensidade a partir do termino da Expozebu, fazendo com que o curso normal da vida permita que as nascentes se transformem em córregos, formando os rios, que muitas vezes recebem as chuvas e transbordam deixando poças d’água e lagoas, até chegarem ao mar. Alguns desses rios, enfrentando as forças da natureza, são presenteados por “aquelas” cachoeiras, às vezes construídas por deltas, quando não, vemos surgir cascatas e cataratas pelo caminho.

Faltam 153 dias para as eleições e devemos ficar atentos e combater o poder da manipulação daqueles atores que se apropriam da linguagem das mídias, para exercer o controle social sobre os eleitores, que fixam mais na estética das imagens do que na força da razão, permitindo que outras “cachoeiras” invadam as administrações públicas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por