ARTICULISTAS

Trânsito legal

Desde o início do ano, a empresa Nasman vem realizando importante trabalho de sinalização

Mário Salvador
Publicado em 17/04/2012 às 19:38Atualizado em 19/12/2022 às 20:11
Compartilhar

Desde o início do ano, a empresa Nasman vem realizando importante trabalho de sinalização de trânsito nas ruas da cidade. Dentre outros marcadores, as avenidas, ruas e praças estão recebendo faixas indicando locais onde veículos podem estacionar ou não. E algumas vagas, que ficavam nas diversas ilhas de ruas e praças, foram suprimidas em decorrência da lei.

Após reclamações iniciais, motoristas estão se acostumando com as marcações e, a fim de evitarem multa, procurando vaga reconhecidamente legal. Também estão se beneficiando com a beleza e funcionalidade de uma cidade bem sinalizada.

Todo o processo de mudança não se deu da noite para o dia. Por ter acontecido bem perto de nós, acompanhamos de camarote o desenrolar de parte dessa história. Estamos nos referindo às mudanças na praça Carlos Gomes, que agora possui uma nova aparência. Para o planejamento da mudança, há alguns anos estiveram reunidos, no salão da paróquia Nossa Senhora de Fátima, moradores, prefeito, engenheiros da prefeitura e técnicos da Secretaria de Trânsito.

Uma vez conhecido o projeto de modernização da praça e imediações, os moradores tiveram oportunidade de apresentar outras sugestões. A ideia de uma pista de caminhada foi aceita. Já a construção de banheiros, cuja limpeza ficaria sob responsabilidade dos empresários que vendem lanche na praça, e também o estacionamento em quarenta e cinco graus foram ideias rejeitadas. Embora o técnico sugerisse a retirada do semáforo e da rotatória perto da Escola Castelo Branco, felizmente a ideia não foi levada a cabo, pois seria uma temeridade: antes da instalação desses dispositivos era grande o número de acidentes no cruzamento.

Alguns anos se passaram desde aquela reunião no salão paroquial. Hoje os quatro vértices da praça Carlos Gomes contam com rotatórias (ou rotundas, como preferem os portugueses), que garantiram saldo positivo para o trânsito, mesmo o técnico tendo rebatido, na reunião, exatamente a sugestão apresentada por um dos moradores de instalação da rotatória na esquina que compreende um supermercado e uma farmácia. E hoje o entorno da praça, que compreende ruas de bastante movimento, está bem marcado.    Aplausos para a Secretaria de Trânsito e para a Nasman pelo empreendedorismo e pelo resultado do trabalho.

(*) Membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por