ARTICULISTAS

Reino Encantado

Tudo começou quando me disseram que o “Pereirão” da novela das oito se foi, mas que no “Reino Encantado” encravado...

Marco Antônio de Figueiredo
Publicado em 09/04/2012 às 19:07Atualizado em 19/12/2022 às 20:20
Compartilhar

Tudo começou quando me disseram que o “Pereirão” da novela das oito se foi, mas que no “Reino Encantado” encravado entre as colinas de certo triângulo meio “goianeiro” e meio “paulisneiro, ainda reinava um “bruxo” tipo Gargamel, com aparência do Vovô Smurf, que ao contrário do jeitão do “Pereirão Global”, ainda escravizava seus subordinados com salários irrisórios e tinham que cumprir as ordens do malvado ditador, sob pena de sofrerem as “chibatadas” do lobo sob as vestes de cordeiro.

Procuro incansavelmente onde poderia estar situado tal reino, sem obter êxito; mas como nem tudo é perfeito neste mundo, passei a ouvir a estória, na qual existia também uma smurfette, que surgiu com a nomeação do Gargamel. Esta linda smurfett, segundo a narração, usa sua voz de sereia, desviando as atenções das promessas não cumpridas.

Pelo que foi narrado, está o maior reboliço para achar quem substituirá  o “velhinho de barbas brancas” no trono deste reino encantado. Primeiro foi colocado a teste em outras escolhas, o seu fiel amigo Smurf Joca Topeira Tatu, responsável por esburacar todo o reino, tampando alguns buracos, mas deixando outros para mostrar que trabalha muito.

Sem saber se existe ou não um “rombo” em forma de dívidas a pagar, muitos personagens das estórias infantis que vivem neste reino, acham-se habilitados a ocupar o trono do Vovô Gargamel Smurf, talvez pensando que também poderão passar a maior parte do tempo abandonando o reino para curtir as mais belas praias do Caribe Tupiniquim, juntamente com “os piratas” que ali se aportam.

Dentre os smurfs que querem o trono estão o “Chorão”, que tenta justificar o injustificável; o “Preguiça”, que finge que faz; o “Ranzinza”, que está sempre mal humorado, inventando novidades que só complicam e nunca resolvem os problemas; o “Sujão”, sempre com a barba a fazer e dando impressão que nunca tomou banho; o “Bebê Smurf”, considerado a cria do Vovô Smurf; o “Poeta”, que não pode ver um reporter ou uma câmera fotográfica, que pula na frente; o “Esperto, o Desleixado e o Lelé”; a “Sassete” que cobiça o trono; o “Bipolar” – nunca sabe se está de mal ou de bom-humor; o “Pinochio” e o “Ali Babá”, etc.

Diante desse quatro assustador, a oposição vem com o “Ogro Shrek”; o “Boto Cor de Rosa” – conquistador das smurfetes do reino; o “Pateta”; o “Bob Esponja”, o “Tarzan” e outros, apresentando sua estratégia já tendenciosa a implodir, certamente fadada ao fracasso devido à disputa de vaidades, da ganância, prepotência e egocentrismo de seus dirigentes.

Assim, qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência, pois o que aqui foi descrito, para o autor, esse reino está desencantado para enfrentar as próximas eleições, por parte daqueles que o amam.

Marco Antônio de Figueiredo – [email protected]

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por