POLÍTICA

Governador confirma helicóptero para Samu Regional em Uberaba

Governador Fernando Pimentel (PT) confirmou esta semana o envio de helicóptero para Uberaba para atender ao Samu Regional Triângulo Sul

Gisele Barcelos
Publicado em 13/04/2018 às 07:39Atualizado em 16/12/2022 às 04:48
Compartilhar

Arquivo

Complexo, com hangar e heliponto, irá funcionar na unidade do Corpo de Bombeiros instalada na Univerdecidade

O governador Fernando Pimentel (PT) confirmou esta semana o envio de helicóptero para Uberaba para atender ao Samu Regional Triângulo Sul. A chegada da aeronave à cidade está prevista para maio. Segundo anúncio feito por Pimentel nas redes sociais, já para o próximo mês está prevista a criação da base aérea em Uberaba, com um helicóptero modelo Esquilo. O equipamento será para a cobertura, prioritariamente, das regiões do Triângulo Mineiro e Noroeste do Estado.

O presidente do Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência e Emergência do Triângulo Sul (Cistrisul), Celson Pires, comemorou o anúncio. De acordo com ele, já havia uma sinalização positiva da Superintendência Regional de Saúde para a vinda da aeronave, mas a manifestação do governador torna a conquista oficial a partir de agora.

Pires ressalta que as obras para a implantação do heliponto e da infraestrutura do hangar na sede do Corpo de Bombeiros já começaram, assim como as adequações no prédio para abrigar a central operacional do Samu Regional. O complexo irá funcionar no batalhão instalado na Univerdecidade. “Já articulamos toda a parte financeira com os parceiros e acredito que dentro do prazo estipulado, em meados de maio, estaremos prontos para receber a aeronave”, pondera.

Quanto às ambulâncias, o presidente do consórcio afirma que ainda não houve um posicionamento sobre a chegada dos veículos, mas ele não espera entraves para o Estado encaminhar as viaturas. “Não acredito que terá problemas porque é a consolidação do projeto como um todo”, reforça. De acordo com Pires, todos os procedimentos estão sendo feitos para a entrada em operação do Samu Regional no início de junho. Ele adianta inclusive que o processo seletivo para a contratação dos profissionais já está em preparação e o edital deve ser lançado em breve. Serão contratados sete médicos e sete enfermeiros para compor a equipe.

Além de atender ao Samu Regional, o helicóptero será utilizado para operações de socorro e resgate do Corpo de Bombeiros e também para transporte de órgãos para transplantes. Ao todo serão distribuídos três helicópteros pelo Estado. Junto com Uberaba, será criada a base aérea no município de Governador Valadares e será feita a ampliação da base aérea de Montes Claros.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por