CIDADE

Cemig alerta para riscos oferecidos por celulares ligados à rede elétrica

Enquanto estiver na carga, o dono do celular deve evitar usá-lo, segundo informações da Cemig

Geórgia Santos
Publicado em 26/03/2018 às 07:32Atualizado em 16/12/2022 às 05:17
Compartilhar

Ilustrativa

Enquanto estiver na carga, o dono do celular deve evitar usá-lo, segundo informações da Cemig

Cemig recomenda cuidados com dispositivos móveis. Apesar de muitos pensarem ser boato em redes sociais, é verdade e pode gerar riscos aos usuários de alguns equipamentos. O uso de aparelhos, como celulares, enquanto estiverem recarregando pode ocasionar superaquecimento da bateria e dos componentes internos e gerar explosão ou danos irrecuperáveis.

Celulares e outros dispositivos móveis fazem parte do dia a dia de grande parte da população. Mas, apesar de populares, esses aparelhos requerem cuidados para evitar possíveis acidentes com a rede elétrica. De acordo com o agente comercial da Cemig, Ivan Magela Rodrigues, aparentemente, os aparelhos são inofensivos, mas podem provocar choques elétricos se mal utilizados e até mesmo explosões em casos extremos.

“No momento em que esses aparelhos estiverem recarregando, a pessoa deve evitar usá-los. Muitas pessoas deixam o equipamento recarregando no período noturno e retiram o carregador somente pela manhã. Poderia ser uma boa alternativa de um lado, por não estar em uso, mas, por outro, é um gasto desnecessário, pois a energia continua sendo consumida, mesmo com a carga completa do aparelho. Por isso, o ideal é esperar o prazo sem usá-lo”, diz.

O recarregamento deve ser feito com o aparelho sobre superfície lisa e bem ventilada, livre de materiais combustíveis, como tecidos de toalhas de mesa, cortinas, forração de sofás, entre outros. O uso de carregadores não originais também pode danificar os aparelhos, já que sua produção não atende aos padrões internacionais exigidos pelos fabricantes dos mesmos.

O uso desses aparelhos nos banheiros e cozinhas é ainda mais preocupante, pois esses locais contêm água nas pias, lavatórios e vasos sanitários. Se o aparelho entrar em contato com a água, ele pode danificar-se e, caso esteja conectado ao carregador, até provocar choque elétrico nas pessoas que o manuseiam. Outro alerta importante é que, durante as tempestades, o uso do aparelho só poderá ser feito se ele não estiver conectado ao carregador.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por