GERAL

Hipnoterapia pode curar doenças psicossomáticas

O terapeuta esclarece que a hipnose não é um campo da Terapia Ocupacional, é uma ferramenta que pode ser utilizada em terapia para acessar o inconsciente de uma maneira ágil

Publicado em 18/03/2018 às 08:53Atualizado em 16/12/2022 às 05:30
Compartilhar

Divulgação

Newton explica que a hipnose é uma ferramenta que possibilita novas aprendizagens a partir da sabedoria do inconsciente

 

Depressão, obesidade, anorexia e alcoolismo podem ser tratados e curados por meio da hipnoterapia. Quem garante é o terapeuta ocupacional Newton de Paula Oliveira, master practitioner em Programação Neurolinguística (PNL), pelo Instituto Nacional de Excelência Humana (INEXH). Segundo ele, os recursos de tratamento e cura estão no inconsciente de cada um. Com a hipnose, ele afirma que é possível acessar esses recursos e colocá-los em prática. A tese funciona também para síndromes de pânico, bulimia, fobias, ansiedade e várias outras doenças psicossomáticas.

O terapeuta esclarece que a hipnose não é um campo da Terapia Ocupacional, é uma ferramenta que pode ser utilizada em terapia para acessar o inconsciente de uma maneira ágil com o objetivo de trazer para a mente consciente os recursos que a pessoa utilizará para o alívio e sua própria cura. “A pessoa é colocada em um estado de relaxamento chamado de transe hipnótico, que pode ser leve, médio ou profundo. As sugestões hipnóticas que envolvem todo o processo terapêutico, geralmente, são feitas em transe médio que já provou ser o mais efetivo”, explica.

Hipnose pode ser confundida com o sono, porém a pessoa permanece concentrada e atenta às sugestões do terapeuta. “A hipnose é uma ferramenta que possibilita novas aprendizagens a partir da sabedoria do inconsciente. A regressão pode fazer parte do processo, dependendo do objetivo da terapia. É o momento em que se retorna a eventos ocorridos e vivenciados pela pessoa em determinada época de sua vida e não tem a ver com religião, pois as crenças individuais são respeitadas”, esclarece o terapeuta.

Newton Oliveira ressalta que qualquer pessoa pode fazer hipnoterapia, mas para obter o resultado desejado é preciso a vontade de sair do estado atual para um estado desejado de felicidade plena. “Os casos de depressão e ansiedade são os que mais apresentam resultados positivos com o uso da hipnoterapia. Após a terceira sessão a melhora já é bem evidente. Exemplo disso foi o de uma pessoa que se apresentou dizendo ser muito doente, que seu organismo era fraco, que gripava por qualquer motivo e sentia muitas dores. O indivíduo foi colocado em transe hipnótico e revelou que quando tinha três anos era superprotegido, que todos diziam que ele ficaria doente se tomasse chuva ou água gelada. Essa criança cresceu com a crença de que era fraca e doente. Foi feito o processo da ressignificação e ele alcançou a cura”, conta o terapeuta.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por