GERAL

Minas registra surto de conjuntivite em 2018

Foram registrados 82 casos somente nos dois primeiros meses deste ano e início de março

Publicado em 15/03/2018 às 11:00Atualizado em 16/12/2022 às 05:33
Compartilhar

 Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) apontam o crescimento de casos de conjuntivite em Minas Gerais neste ano. Em 2017, foram notificados 180 casos. Já em 2018, somente nos meses de janeiro, fevereiro e início de março foram registradas 82 ocorrências da doença.

Segundo a SES, as cidades não são obrigadas a notificar número de casos de conjuntivite, exceto se houver surtos. Ou seja, pode haver um número maior de pessoas que foram infectadas pela doença. Em Minas, os dados são separados pelas 28 Regionais de Saúde, que incluem todos os municípios do estado. Picos da doença foram registrados em Divinópolis, com mais de 30% das notificações deste ano. No entanto, a cidade com o maior número de casos é São Gonçalo do Pará, com 24. O município de Paiva apresentou 17 casos.

A SES ressaltou ao Estado de Minas por meio de nota que a transmissão ocorre de pessoa a pessoa nos casos em que a doença é provocada por vírus ou bactérias, principalmente, por meio de objetos contaminados como equipamentos oftálmicos, toalhas, travesseiros, lenços e copos. Normalmente, a disseminação é rápida em ambientes fechados. Por isso, é preciso ter cuidado especial em locais como escolas, creches, escritórios e fábricas. É necessário que a população fique atenta aos sintomas, tais quais vermelhidão nos olhos e pálpebras, coceira, irritação, olhos inchados e marejados, secreção. Pode também apresentar congestão nasal, espirros e nariz escorrendo, além de dor na garganta, pus, sensação de queimação e total sensibilidade à luz. Caso o paciente manifeste algum desses sintomas deve procurar uma unidade de saúde imediatamente. Uma conjuntivite maltratada pode causar danos aos olhos.

*Com informações do Estado de Minas

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por