ARTICULISTAS

Ele merece

Benedito Sebastião de Sousa Coelho. Quem é essa pessoa?

João Eurípedes Sabino
Publicado em 16/12/2011 às 21:03Atualizado em 19/12/2022 às 20:59
Compartilhar

Benedito Sebastião de Sousa Coelho. Quem é essa pessoa? Só adianto que ela é super conhecida. Você leitor(a) se arriscaria em dizer quem ela seja? Se eu disser que se trata do querido Pelé, entregador há 46 anos no Mercado Municipal todos vão dizer: - Ah! Esse eu conheço!

Conheci Pelé no ano de 1963 e lembro-me dele aos 13 anos de idade na porta do Cine Metrópole desenhando pessoas. Ali ele ganhava o seu dinheirinho e o levava para ajudar a mãe, Dª Doraci Borges. Já naquele tempo, o menino Benedito revelava ser do bem e isso o permitiu desfrutar da simpatia de Uberaba. “Pelé do Mercadão” é o tratamento carinhoso que o dispensamos, além de tê-lo como legítima referência. Apesar dos 61 janeiros, Pelé não se rende diante da sua bicicleta de carga e, distribuindo sorrisos, faz pesadas entregas de sol a sol. Recentemente foi atropelado, mas felizmente superou todos os traumas.

Dia desses um artista plástico pintava rostos na Praça do Mercadão. Minha esposa Zulmira e eu encomendamos àquele exímio pintor que fizesse o simpático retrato de Pelé numa tela de 60cmx80cm. Depois de colocar a obra na moldura fomos levá-la de presente ao dileto cidadão nascido em Água Branca/SP. Depois de ser aclamado por muitos amigos, João Carlos Tiveron e Gilberto Machado pediram-me para conceber estas linhas.

Com o andar claudicante, as forças decaindo e a vista comprometida, Pelé que sempre trabalhou, merece uma aposentadoria digna. Quando vejo um latrocida receber o salário reclusão e ainda ter o direito de deixar pensão para a família, concluo que aí reside estranha inversão de valores.

Nas eleições de 2012, “Pelé do Mercadão” será abraçado de novo por inúmeros candidatos. Que bom se lhe dessem de presente apenas o reconhecimento que ele merece. Uberaba vai agradecer.

 

(*) Presidente do Fórum Permanente dos Articulistas de Uberaba e Região; membro da Academia de letras do Triângulo Mineiro

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por