ARTICULISTAS

Modernidades infantis

Anteriormente, podíamos deixar nossas crianças perambulando quase o dia todo sozinhas

Ilcéa Borba Marquez
Publicado em 09/11/2011 às 20:19Atualizado em 19/12/2022 às 21:28
Compartilhar

Anteriormente, podíamos deixar nossas crianças perambulando quase o dia todo sozinhas, ou na companhia fortuita de outras crianças. Elas, assim liberadas, costumavam brincar em algum ponto da vizinhança, ou num barracão desocupado, ou vagar pelas matas e campos, como normalmente as cenas de filmes nos recordam. Ali podiam se ocupar de devaneios, sem os pais por perto a lhes exigir que usassem mais construtivamente o tempo.

Hoje, tendo em vista a necessidade sempre crescente de proporcionar segurança efetiva à infância, não podemos permitir que se arranjem sozinhas dessa maneira. Num polo oposto ao anteriormente vivido, os pais atuais se preocupam com a mobilidade de suas crianças no que chamam “in door” – da porta da casa às demais portas: escolas, amigas, familiares, shoppings... sempre dentro de carros. Contudo, para crescer direito, toda criança precisa de tempo e espaço para si. Assistir à televisão lhes dá essa oportunidade. Ser capaz de escolher o programa com que quer sonhar tornou-se para a criança moderna uma maneira de exercitar a sua determinação, uma experiência importante para o crescimento.

Pesquisas divulgadas nos afirmam que quanto mais nova a criança, tanto menos impressionável com o conteúdo do programa que assiste; ela reage ao que vê na tela televisiva segundo sua vida interior. Podemos dizer que somente a criança cuja vida emocional é muito estéril, ou cujas condições de vida são extremamente destrutivas “viverão” no mundo do programa de televisão. Nesse caso, agir assim talvez seja preferível a enfrentar a vida real, que poderia levá-la a abandonar toda a esperança, ou explodir em violência contra aqueles que tornam sua vida infeliz.

A maior necessidade da criança é aprender com as suas experiências e, em decorrência delas, crescer. Por essa razão, ela estará mais bem servida com os programas que mostram como as experiências dos personagens os transformam – na personalidade, na atitude perante a vida, nos relacionamentos com terceiros e na capacidade de enfrentar os acontecimentos futuros.

No entanto, existe perig nos programas e comerciais da TV os autores encontram sempre soluções mágicas e fáceis para todos os problemas: o uso de determinada marca de xampu garante o sucesso na vida e no amor; a ingestão de algumas pílulas acaba com as preocupações. Isso acarreta uma crença de que existe, ou deveria existir, uma solução simples para qualquer problema que encontre e que deve haver alguma deficiência nela, nos pais, na sociedade, se tais respostas tão prontamente acessíveis lhe forem negadas.

(*) Psicóloga e psicanalista

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por