ARTICULISTAS

Boletim Informativo da Aciu

Temos entre nossos guardados o Boletim Informativo da ACIU

Mário Salvador
Publicado em 08/11/2011 às 19:39Atualizado em 19/12/2022 às 21:29
Compartilhar

Temos entre nossos guardados o Boletim Informativo da ACIU - Associação Comercial e Industrial de Uberaba, número 2, de fevereiro de 1970. Sem dúvida, uma relíquia. A responsabilidade das matérias era nossa. E o trabalho do tesoureiro José Leal do Alemão, encarregado da publicidade, possibilitou-nos editar diversos números daquele boletim.

A ideia dessa publicação nasceu da coluna semanal que assinávamos no jornal Lavoura e Comércio e, tempos depois, no Jornal da Manhã, denominada Fisco, Previdência e Finanças, coluna que nos rendeu aplausos da Câmara Municipal de Uberaba, pelas informações prestadas ao empresariado.

Especificamente na edição a que nos referimos, abordamos títulos como Imposto de Renda e Exportação; Prorrogação do Prazo para Recolhimento do ICM; Orientação Fiscal e Trabalhista; Arrecadação da Prefeitura; Serviço de Compensação de Cheques; Arrecadação do INSS e Pagamentos de Benefícios pelo órgão; e Arrecadação Estadual. Também fizemos constar do exemplar um Resumo de Diversos Incentivos que favorecem as Exportações, incentivando os empresários a exportarem.

Aquela edição registrou o convite da Diretoria da ACIU ao professor Augusto Afonso Neto para assumir o cargo de Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, a partir de fevereiro de 1970. O reconhecimento dessa faculdade pelo Governo Federal e a formatura da primeira turma, em dezembro de 1969, garantiram 246 alunos no curso, em 1970. E no vestibular, no início daquele ano, 135 candidatos concorreram a 120 vagas.

Já não podemos contar com muitas das empresas que anunciaram naquele boletim, mas todas eram muito conhecidas na época: Produtos Espéria; Sotil; Panificadora Princeza (sic); Derenusson; Comercial Trindade; Curtume e Casa de Couros Irmãos Dornfeld; Marzola, Crema & Cia; Cerâmica Misson; Casa Ferreira e sua filial: Casa do Babá; Jomar Elétrico Domésticos (sic); Mercatudo; Brasilar; Disauto.

O boletim mensal, que teve ótima aceitação por parte dos sócios e do empresariado, nos fez repensar toda a luta da ACIU em favor dos cidadãos uberabenses e, em especial, do empresariado. Todas as diretorias trabalharam e trabalham nesse sentido. E o Boletim Informativo número 2 fez bater em nós uma saudade danada daquele tempo.

(*) Membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por