ARTICULISTAS

Do jeito que o “diabo” gosta!

Marco Antônio de Figueiredo
Publicado em 26/09/2011 às 22:36Atualizado em 19/12/2022 às 22:08
Compartilhar

Do jeito que as coisas andam nesta terra de Major Eustáquio, já não dá para acreditar em mais nada, nem mesmo no resultado da loteria esportiva ou na previsão do tempo, fatores que tínhamos como infalíveis e verdadeiros.

Ao lermos colunas dos jornais, ou escutarmos programas matinais das rádios e TVs locais, deparamo-nos com aquilo que poderá ser absurdo para alguns, mas, que na verdade, é um prato cheio para aqueles com ideias carregadas de maldades e trapaças, os quais almejam alcançar um lugarzinho à sombra do ócio, com salários gordos provenientes de cargos comissionados no poder público, e, “do jeitinho que o diabo gosta”.

Lideranças, até então, intocáveis para alguns seguidores, demonstram paixão a si próprios e a mais ninguém, abandonando o barco mais uma vez, largando os “companheiros” na “chapada”, quando não beijando a mão do inimigo e jogando fora o prato que o alimentou.

Assim está o cerne da política uberabense, onde situação contesta e se opõe a seus aliados, enquanto a maioria dos opositores rasteja e esmola o olhar de dirigentes situacionistas. Não existe linha divisória neste vale tudo, desde que os atuais mandatários e caciques se deem bem nas eleições 2012.

Em Uberaba, o DEM sofre uma punhalada, colocando em risco sua sobrevivência, quando sua maior estrela e líder, “pula fora”, sintomaticamente, coincidindo com a crise do DEM nacional. A saída do deputado Marcos Montes era prevista por analistas da situação e oposição, visto que em 2004, ele fez o mesmo, abandonando seus companheiros e a Prefeitura de Uberaba, quatro meses antes das eleições, ajudando a oposição a aplicar uma derrota histórica e de “capote” em Fahim.

O PMDB enfrenta problemas internos com Borjão e insatisfação de Paulo Piau, mas está no comando da situação política, tendo de sobra, filiados em condições de disputar e até vencer as eleições. Os novos dirigentes fecharam, em tempo, a porta da lavanderia para que a sociedade não mais soubesse a quantidade de roupa suja que por ali existe.

O PSDB sabe que foi derrotado nas duas últimas eleições municipais e para Assembleia Estadual, sofrendo uma revoada de incontáveis tucanos e outros bichos empenados, para fora de seu ninho, devido à prepotência e má gestão do reeleito presidente da executiva municipal. Persistem no erro arriscando a somarem mais uma derrota.

O PT age com mais cautela e zelo escorado à imagem vitoriosa de São Lula e de Santa Dilma, que certamente devem participar da procissão, mandando beijinhos e sorridentes no “andor” em prol de seus candidatos.

Os partidos PR , PSB, PSD, PP, PSC, PCdoB e tantos outros estão nesta onda de preparativos, “deixando estar para ver como fica”, visando um lugar ao sol, querendo que “chova em suas hortas”, nesta busca incansável de uma sombra e água fresca, enquanto outros Partidos nanicos estão “Para Venda” à aqueles que mais oferecerem.

A política, nestas “bandas” do “Sertão da Farinha Podre”, é igual àquela moda de viola de Brenno Reis e Marco Viola, que diz: “qualquer dia a lua esquenta, qualquer dia o sol esfria, o sol vai “andá” de noite, caminha a lua de dia; o inquilino não paga e na casa continua; empregado já tem força pra jogar o patrão na rua; é mulher virando homem, homem virando mulher; tá do jeito que o diabo gosta, tá do jeito que o diabo quer”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por