GERAL

Profissional recomenda atualizar o seu calendário de vacinação antes de viajar

É necessário consultar sobre as doses exigidas para cada destino e, assim, ficar livre de contrair doenças

Publicado em 10/12/2017 às 23:54Atualizado em 16/12/2022 às 08:20
Compartilhar

 Foto Reprodução

É necessário consultar sobre as doses exigidas para cada destino e, assim, ficar livre de contrair doenças

Já estamos em dezembro e muitas pessoas aproveitam o verão e as festas de fim de ano para tirar férias e viajar. Entretanto, apesar da preparação e ansiedade para isso, é importante não se esquecer de tomar alguns cuidados com a saúde, como, por exemplo, checar o calendário de vacinação.

É o que explica o responsável técnico pelo serviço de vacinas de um laboratório em Uberaba, César Augusto de Morais. “A vacinação é fundamental para quem for viajar, tanto para o Brasil como para fora do país, para garantir a proteção às possíveis doenças infectocontagiosas”, explica.

Ainda de acordo com o especialista, é preciso consultar as doses exigidas para cada destino e, assim, ficar livre de contrair doenças e garantir a diversão durante toda a viagem.

Entre as principais vacinas indicadas para quem pretende conhecer algum local das cinco regiões brasileiras destacam-se as doses contra febre amarela, gripe, hepatites A e B e febre tifoide. Devido a surtos de caxumba em algumas regiões, é importante, também, prevenir-se com a vacina.

Já aqueles que vão para outros países precisam se proteger, ainda, contra o sarampo, a poliomielite e a meningite meningocócica pelos quatro tipos A, C, W e Y, conforme o continente e o país. “O viajante deve tomar as vacinas com, no mínimo, 15 dias de antecedência, quando forem de dose única”, complementa César Augusto.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por