ARTICULISTAS

Socorro à Previdância

A Previdência Social vem cumprindo suas obrigações e, todo início de mês, paga a aposentados

Mário Salvador
Publicado em 06/09/2011 às 20:14Atualizado em 19/12/2022 às 22:27
Compartilhar

A Previdência Social vem cumprindo suas obrigações e, todo início de mês, paga a aposentados e pensionistas os proventos a que eles têm direito.

Há anos, vez por outra, governantes repetem a proclamação tão verdadeira quanto pessimista de que o sistema previdenciário do Brasil está falido, acompanhando diretrizes de muitos países. Em seguida, apresentam medidas já no forno, capazes de dar uma sobrevida à imprevidente Previdência Social.

Ao longo da existência do sistema previdenciário, muita coisa mudou. O Brasil, antes um país de jovens, agora é um país de idosos. O brasileiro tinha uma expectativa de vida menor e a sobrevida afetou, sim, a Previdência. Aposentados vivem mais e são um peso para cofres previdenciários.

Já se cogita uma nova fórmula especial para a concessão do benefício da aposentadoria: a fórmula 85/95, que significa que as mulheres se aposentarão quando a idade e o tempo de serviço totalizarem 85. Para os homens, a soma é 95. Exempl 60 anos de idade e 35 de serviço.

Também já circulou a notícia de que a pensão por morte do aposentado não mais será automática. Será analisada a situação financeira do cônjuge sobrevivente para a concessão do benefício, que poderá ser negado.

E o que dizer dos condenados, cujos filhos (cada) recebem uma boa importância dos cofres previdenciários?! E se o preso falecer na prisão, a viúva recebe pensão vitalícia.

E o que dizer dos milhões e milhões de reais desaparecidos dos cofres da Previdência? Em muitos casos, quadrilhas são desmascaradas, alguns membros são presos, cumprem pena... Mas o dinheiro não volta aos cofres previdenciários. Além disso, são muitas as empresas que deixam de recolher o devido aos cofres da Previdência.

Estranho imaginar que a Previdência já foi riquíssima. Até financiou casa própria para segurados. E mantinha serviços médicos para os filiados. Era tão rica, que aceitou oferecer salário mínimo para idosos ou deficientes, mesmo que não fossem filiados à Previdência. O benefício deveria ser concedido por outros setores, como a Assistência Social.

Surpreendentemente, mesmo com tantas mazelas, ainda estamos podendo contar, os aposentados, com nossos benefícios. E esperamos que perdurem!

(*) Membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por