ARTICULISTAS

Encontro não marcado

Atravessando a pç. Dr. Jorge Frange de lado a lado por algumas vezes, para me contatar com pessoas

João Eurípedes Sabino
Publicado em 02/09/2011 às 19:28Atualizado em 19/12/2022 às 22:29
Compartilhar

Atravessando a pç. Dr. Jorge Frange de lado a lado por algumas vezes, para me contatar com pessoas que querem ver nela mudanças substanciais, ouço um brado de voz conhecida a me chamar pelo nome num dos extremos. Meus três graus de miopia não me permitiram reconhecê-la e fiz apenas o sinal de dedo positivo, pedindo que me aguardasse um pouquinho. Demorei muito além do previsto. É que o local é meu reduto e ao passar por ali me transformo em galhada descendo em rio sinuoso.

Terminada a minha “peregrinação” me dirijo ao autor do chamado pedindo-lhe as desculpas de praxe. Tratava-se do amigo João Roberto Rodrigues, tendo ao seu lado o meu primo Olímpio Lucas Araújo. Ambos são um pouco mais vividos do que eu e acompanharam de perto a minha adolescência. João, um bom mecânico dos saudosos irmãos Hélio (Zoinho) e José Ferreira. Já Olímpio, fora orientador no meu primeiro emprego, onde fui borracheiro mirim na empresa do saudoso José Vieira do Nascimento. O local, um abrigo de ônibus, não poderia ser melhor para aquele encontro.

Mirando os ponteiros quietos do relógio japonês, revitalizando a inexistente rodoviária, recordando moradores e vendo o estado atual da praça, nós três viajamos no tempo sem sair dali. Foi inevitável a lembrança do andarilho “São Bento”, Zote, Sr. Miguel Teixeira de Sousa, Jerônimo Guarda, os viventes Jesus Prata e Joaquim da Caixa D’Água, além de outros cujos nomes estão escritos no firmamento daquele lugar. Depois de falarmos sobre tudo e com os lábios ressequidos pela baixa umidade do ar, concluímos que de fato tivemos sim um raro encontro não marcado. Não titubeei, tomei minha máquina fotográfica e selamos aquele inapagável momento.

Hoje, um encontro de amigos, mesmo com hora e lugar marcados, tem tudo para não acontecer devido às tantas dificuldades involuntárias e imprevistos de cada um. Tenho lutado muito para não perder essas oportunidades, principalmente quando elas não são marcadas pelos amigos ou por mim. E quem nos marca esses valiosos encontros não marcados?

 (*) Presidente do Fórum Permanente dos Articulistas de Uberaba e Região; membro da Academaia de Letras do Triângulo Mineiro

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por