ARTICULISTAS

Uma verdade

Conhece-se a cultura de um povo pela música que ele ouve

Manoel Therezo
Publicado em 21/08/2011 às 14:18Atualizado em 19/12/2022 às 22:43
Compartilhar

“Conhece-se a cultura de um povo pela música que ele ouve”.

Uma manifestação demais verdadeira. Quando as imagens nos mostram criaturas humanas de pé, eufóricas, com braços elevados cruzando-se alternadamente ao ritmo do RANG-RANG de questionável beleza, os não apreciadores desse gênero clicam logo no apagar da televisão.

A belíssima orquestra de André Rieu percorrendo os países do mundo mostra-nos um povo um tanto diferente. Com denodada segurança, cantam o hino de sua pátria, como também músicas doutros países, e se emocionam ante a homenagem que se presta a um estrangeiro, Luciano Pavarotti. Demais lógico que tão só por aquelas apresentações não se pode julgar se por lá não ocorre como se assiste por aqui o descomedido crescimento da indústria das “Duplas”, mostrando aos que nos ouvem uma cultura musical rasa e horrível na acepção do termo.

No presente esforço, não se avulta o intento de focar a imagem daquele exímio instrumentista, e sim o objetivo de seu trabalho da “Integração dos povos através da música”. No país onde estiver presente, por dever e respeito, brinda-o com as suas próprias músicas – mas, em todos os instantes, intercala com as de outros, no afã da “Integração”. É justamente nesses momentos que se percebe que a evolução daqueles nossos semelhantes vai muito além da cultura musical. Encanta-nos a multidão que se reúne naquelas apresentações. Sem gritos, sem exotismo, aquele povo notoriamente mostra a nós invejável diferença. É preciso muita altivez para não aceitar aquela verdade. Promete André Rieu, com sua orquestra, visitar o Brasil. Oxalá se isso acontecer, que nesse dia feliz, aqueles que fazem deste nosso país um crônico de “Duplas e Axés” se emudeçam, compenetrados na beleza daqueles momentos, para que se possam abrir as cortinas dos horizontes e mostrar aos outros que assistirem à apresentação a nossa cultura musical também. O empenho excessivo nas divulgações dos espetáculos dessa indústria fertiliza o crescimento dessa horrível e descolorida cultura musical. Aquele que assiste a um André Rieu pelos quatro cantos do mundo logo compreenderá o quanto de verdade encerra naquela manifestação;

“Conhece-se a cultura de um povo pela música que ele ouve”.

                                                                 

(*) Odontólogo, ex-professor universitário

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por