ARTICULISTAS

Exercício do perdão

Se te rechaçam de algum lugar / Retire-se e volte sorrindo / Trazendo rimas para o povo cantar

João Eurípedes Sabino
Publicado em 05/08/2011 às 19:42Atualizado em 19/12/2022 às 22:59
Compartilhar

“Se te rechaçam de algum lugar / Retire-se e volte sorrindo / Trazendo rimas para o povo cantar.” Do falecido poeta uruguaio Mário Benedetti. Essa é para mim uma das maiores provas de se pagar a tristeza sentida com o bem que desperta a alegria. Felizmente, Benedetti tem os seus seguidores que se apresentam quando semeiam o perdão. Entre nós temos exemplos vivos.

No dia 28/07/11 assistimos à nossa competente colega jornalista Élvia Moraes ser desconvidada a participar de uma entrevista coletiva promovida por ninguém menos do que o nosso maior mandatário municipal, o sr. Prefeito Anderson Adauto. Longe de querer entrar no mérito do gesto de extrema antidiplomacia e absolutamente absurdo para os dias atuais, permito-me afirmar que Élvia não merece tamanha ofensa. Que agente público, pertencendo ele a qualquer um dos Poderes da República, pode impedir uma pessoa devidamente comportada de adentrar um recinto do povo?

Em se tratando de uma profissional da imprensa em pleno exercício das funções de repórter, entendo que o injustificado cerceamento dirigido à jornalista Élvia Moraes extrapola o foco da pessoa e atinge todos aqueles que formam opiniões. Comenta-se que uma debandada dos profissionais da imprensa ali presentes só não ocorreu porque os fatos foram, no momento, abortados nos bastidores. A gravidade está só começando...

Disse outro poeta num samba: “Quem tem o mau costume / De atuar sem humildade / Recebe ordens da simplicidade / Pra sofrer depois sem queixume.” Quem ofende sempre se esquece de que o amanhã está tão distante quanto distante está a data de amanhã. Não somos donos dos cargos e neles só estamos.

Ao ouvir Élvia diariamente com sua polida serenidade e equilíbrio, vem-nos a sensação de que ela segue o exemplo do poeta uruguaio Mário Benedetti, ou seja, paga o mal recebido com o bem e volta sorrindo, trazendo “rimas para o povo cantar.” É o verdadeiro exercício do perdão.

 

(*) Presidentre do Fórum Permanente dos Articulistas de Uberaba e Região; membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por