ARTICULISTAS

Retirem a estátua

No dia 14/07/2011 tivemos na Pça. Dr. Jorge Frange o que já era absolutamente esperado

João Eurípedes Sabino
Publicado em 22/07/2011 às 20:32Atualizado em 19/12/2022 às 23:14
Compartilhar

No dia 14/07/2011 tivemos na Pça. Dr. Jorge Frange o que já era absolutamente esperad Um morador de rua mata outro com 16 facadas. João Evangelista Severino, 45, depois de perder tudo, menos a dignidade, perde a vida tragicamente. Como se não bastasse, no mesmo dia ocorreu um assalto à mão armada na panificadora ali existente. A vítima: o pacífico empresário Nilton César Lima.

Temos assistido gestões das autoridades no sentido de se conter a ação de homens e mulheres que vivem dia e noite naquela e noutras praças. Frequentes batidas policiais, ações da Ronda Social e outros procedimentos são louváveis, porém possuem alcances limitados e apresentam resultados discutíveis. Depois de espantados das praças, todos os que nelas moram e mais alguns, voltam a agir deliberadamente.

Há quem diga que a estátua do Andarilho “São Bento”,  instalada solenemente no  dia 23/03/06, é o chamariz dos desvalidos de rua a entulhar a praça Dr. Jorge Frange. E se tirássemos a estátua do local, o problema social seria resolvido? Aquela impecável obra de arte concebida por Zelito, foi ali colocada pelo empenho pessoal de Além-Mar Paranhos. A estátua de concreto armado foi mostrada ao povo pelas mãos do Prefeito Anderson Adauto e as do falecido Acadêmico Prof. Erwin Puller. Foi amada à primeira vista!

Mesmo tendo intensa sinergia com aquele “point” cultural por razões óbvias, me permito sugerir: então, retirem a estátua! E quem se habilitaria em fazê-lo? Se eu não soubesse o que significa o meu “Nego Véio” sentado naquela lápide fria, por certo que ficaria calado, mas sabendo posso falar: O povo e a minoria escorraçada que mora no local, formarão uma blindagem em torno da estátua de “São Bento” para impedir a sua retirada. Pelo que conheço do assunto, já antevejo o confronto...

O assassinato e o assalto ali ocorridos são indicativos de que todas as técnicas até aqui utilizadas, estão na contramão do verdadeiro trato com o homem de rua e colide com as técnicas da eficiente segurança urbana. No Mercado Municipal e noutras praças da cidade temos exemplos eloquentes; é só querer ver.  

Nossa conterrânea Engª Alda Marco Antônio, Vice-Prefeita de São Paulo, com toda a sua experiência que acumula no setor de Promoção Social, poderia ser consultada para prestar-nos ajuda. O amor que Alda tem por sua terra natal recomenda essa sugestão feita pela jornalista Gê Alves.      

(*) presidente do Fórum Permanente dos Articulistas de Uberaba e Região; membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por