ARTICULISTAS

Água-Viva

Quando eu era criança e viajava para cidades de praia, meus pais sempre recomendavam cuidado

Márcia Moreno Campos
Publicado em 13/07/2011 às 19:41Atualizado em 19/12/2022 às 23:24
Compartilhar

Quando eu era criança e viajava para cidades de praia, meus pais sempre recomendavam cuidado com as águas-vivas ao entrar no mar. Lembro-me bem da sensação de medo que eu tinha ao andar dentro da água fria e salgada tentando ver onde eu pisava para não ser surpreendida por uma grave queimadura.

Mas não é que o tempo passou e somente agora, já adulta, fui atingida por uma água-viva. Não aquela do mar, mas essa da terra, da cidade, da minha cidade natal, Uberaba. A sensação é a mesma. Fico em pânico quando dirijo pelo centro (obrigatoriamente todos os dias) e não consigo andar, caio em buracos de asfaltos mal remendados, péssima sinalização, ausência de gerenciamento de trânsito, filas intermináveis de carros, atrasos, caos. Tento me acalmar, respiro fundo e apelo para o meu cérebro na tentativa de racionalizar o fato. Penso assim: calma, vai ser melhor para a cidade, vai nos livrar das enchentes, etc, etc. Mas a minha memória busca dados que não me acalmam, pelo contrário, me apavoram. Lembro-me bem que o projeto causou controvérsias, os custos não foram bem explicados nem detalhados; os benefícios sequer foram garantidos e outra, quem é que vai prestar contas de tudo isso? Se não der certo, dir-se-á que ainda não está completo, que falta a segunda, a terceira e sei lá qual mais fase. Serão mais obras, mais impedimentos e acima de tudo mais dinheiro, nosso, claro.

Aceito grandes obras. Mas qualquer que seja a obra, grande ou pequena, exige organização, planejamento, agilidade e transparência em sua execução. Nos  acostumamos a tudo. Inclusive e principalmente, a sermos enganados. Depois, é só passar pomada para queimadura.

Que venha a Água-Viva!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por