ARTICULISTAS

Especialista em prognósticos (Tião Silva)

Hoje falo do aniversariante de ontem, Sebastião Batista da Silva, o nosso Tião Silva

João Eurípedes Sabino
Publicado em 03/06/2011 às 20:38Atualizado em 20/12/2022 às 00:00
Compartilhar

Hoje falo do aniversariante de ontem, Sebastião Batista da Silva, o nosso Tião Silva. Não é fácil dizer que uma pessoa é nossa, mesmo sendo conterrânea; mas o menino nascido de dona Maria Bernardes e senhor Enochi Batista da Silva veio ao mundo no dia 02/06/1943, para conquistar o título de “Unanimidade Uberabense”. E conquistou.

Por conhecer os meandros da vida e ter vencido inúmeras dificuldades para chegar até aqui, Tião se transformou em conselheiro para assuntos gerais e aleatórios, como asseguram seus amigos. Pena é que estamos deixando o tempo passar sem gravá-lo na memória viva e oficial de Uberaba, como nos esquecemos de fazer com o lendário Zote e outros.

Falar sobre Tião Silva sem citar os seus é cometer deslize imperdoável já que ele sempre teve e tem os sustentáculos na família, que o inspira a ser o homem leve que é. Sua esposa, Ana Lúcia; os filhos Mirela, Túlio e Rômulo e os netos Guilherme e Manoela que o digam. O tirocínio de pensador vem com o homem, mas daí a exercê-lo a distância é grande. Em casa está o aconchego para encurtar essa distância e a vida de Tião é exemplo disso.

Empresário empreendedor, líder classista, analista político, sensível observador e de mente ágil para resumir as coisas; o nosso líder se transformou em “Man of the table”, ou “Homem da mesa”. A Roda de Prosa no Mercado Municipal e a Roda de Fogo no Shopping local são mostras eloquentes. O assunto ali gira, gira, gira e finalmente cai nas mãos de Tião Silva. Depois da sua fala conclusiva, passa-se a régua e muda-se a conversa. Quem quiser comprovar é só se aproximar.

Tião Silva é especialista em prognósticos e exímio colecionador de dados. Tanto é verdade que, quem é sensato e passa pelo seu crivo vai à frente com qualquer projeto ou desiste antes de levar o gongo. Os vitoriosos nas eleições, por exemplo, voltam para agradecê-lo e os derrotados choram por não tê-lo ouvido. Há dois meses ele me vaticinou que o governo de Dilma Rousseff sofreria uma séria crise. A crise aí está e Palocci foi o encarregado de balançar a República, com a sua riqueza aumentada 20 vezes em 4 anos!

Se Ataliba Guaritá Neto, no seu tempo, morria de amor por Uberaba, Sebastião Batista da Silva vive o mesmo amor nos dias atuais. Tião Silva, que a marca dos seus 68 anos seja o prenúncio de vários aniversários e com muita saúde, para a alegria de todos nós!

(*) presidente do Fórum Permanente dos Articulistas de Uberaba e Região; membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por