ARTICULISTAS

Grande legado

Ontem vivi um dia memorável. Atendendo ao convite da engenheira e doutora Mônica Hitomi Okura

João Eurípedes Sabino
Publicado em 27/05/2011 às 20:29Atualizado em 20/12/2022 às 00:07
Compartilhar

Ontem vivi um dia memorável. Atendendo ao convite da engenheira e doutora Mônica Hitomi Okura, compareci à Universidade Federal do Triângulo Mineiro, onde dirigi a palavra aos sete cursos de Engenharia daquela instituição. Discorremos sobre: “Ética; reflexos da sua aplicação pelo engenheiro, tendo como objetivo o bem da humanidade”. A aluna Yara Araújo Danao, acompanhada por seus colegas, leu o juramento do engenheiro, como se estivesse ensaiando a colação de grau.

Cuidei de me fazer acompanhar pelo meu eterno mestre engenheiro Vicente Marino Júnior, paraninfo da minha turma, diplomada em 1975 pela Escola de Engenharia do Triângulo Mineiro. Ele me passa frequentes exemplos de como ter a profissão como alto princípio de honra e dela fazer uso sem abrir mão dos seus postulados éticos. Estava conosco ali o homem criador de universidades, Apaes, além de projetista, calculista e construtor de inúmeras obras. Expressei ali o meu maior testemunho profissional diante dele e de trezentos acadêmicos da Engenharia.

Dividindo a sessão de respostas à plateia com o meu mestre, senti-me um iniciante ao vê-lo com lucidez e propriedade abordar a conduta escorreita que o engenheiro deve ter, ainda que lhe custe o maior dos sacrifícios. “O homem pode até fazer o que não gosta, mas deve gostar sempre do que faz”. Esta frase pincei do inesquecível discurso de 22/12/1975, proferido pelo nosso homenageado no Cine Metrópole. O auditório ontem se deleitou com tantos ensinamentos vindos daquele profissional que abdicou da riqueza material para nos brindar com um grande legado de trabalho.

A interação com os futuros engenheiros confirmou a certeza de que a juventude quer mudanças no estado atual de coisas. Claro ficou para todos nós que a Engenharia é incorruptível, todavia, tem sido objeto de manobras por muitos para acumularem fortunas.

Com um cartão de prata homenageamos o mestre, usando a frase: “O seu exemplo de vida dedicado ao exercício ético da Engenharia o faz merecedor das homenagens dos seus clientes, ex-alunos e de toda a sociedade”.

(*) presidente do Fórum Permanente dos Articulistas de Uberaba e Região; membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por