ARTICULISTAS

Mudanças no trânsito

Em breve os uberabenses estarão usufruindo de novas melhorias no trânsito da cidade

Mário Salvador
Publicado em 19/04/2011 às 20:22Atualizado em 17/12/2022 às 07:13
Compartilhar

Em breve os uberabenses estarão usufruindo de novas melhorias no trânsito da cidade, em razão de um projeto feito a partir de estudos por empresa especializada no assunto.

Como a cidade não foi planejada, seu crescimento passou a exigir uma série de estudos como esse. Com o novo plano de circulação viária, o prefeito Anderson Adauto tem demonstrado estar em busca do que há de melhor para os cidadãos. Mas, inevitavelmente, toda mudança gera aplausos de alguns e críticas negativas de outros. O que há de se considerar é que modificações no trânsito são feitas para melhorar o fluxo de veículos, especialmente nos horários de pico; diminuir acidentes e facilitar a circulação de pedestres.

Durante alguns anos, Uberaba contou com a Comissão Municipal do Trânsito (Comutran), cujos membros eram representantes de entidades classistas, clubes de serviço, lojas maçônicas, sindicatos e autoridades municipais, estaduais e federais, cidadãos ligados ao trânsito ou à segurança pública.

Os estudos feitos por autoridades do trânsito, para mudança em algum setor da cidade, eram muito debatidos nas reuniões da Comutran e, uma vez aprovados, recebiam o respaldo da Prefeitura para sua implantação.

Quem vive em Uberaba já há algum tempo se lembra de que a rua Barão de Ituberaba, por exemplo, já foi de mão dupla. Os técnicos demonstraram as vantagens de se adotar naquela via a mão única, no sentido bairro Estados Unidos/Abadia. Houve um saldo positivo nessa medida, que, uma vez adotada, gerou bom escoamento no trânsito.

Também as ruas Tristão de Castro, São Benedito e João Pinheiro, dentre outras, eram de mão dupla. Quando passaram a ser de mão única, houve reclamações por parte de motoristas e lojistas. Hoje se percebe claramente que a mão única, além de facilitar o escoamento do trânsito, garantiu mais segurança a todos.

No bairro Abadia, que tem comércio forte, o cruzamento da avenida Prudente de Morais com a rua Saldanha Marinho era constantemente foco de desastres. Após levantamentos, técnicos indicaram uma soluçã a avenida Prudente de Morais seria mão única da praça Nossa Senhora da Abadia até a Saldanha Marinho e haveria remanejamento do ponto de táxi naquele cruzamento. Depois de a Comutran debater exaustivamente o problema, a solução foi adotada e o número de acidentes diminuiu naquela área. Mais tarde, novos estudos geraram novas mudanças.

Vamos aguardar a implementação das novas alterações no trânsito. Como motoristas e pedestres, faremos a nossa parte, não só obedecendo às mudanças, como redobrando nossa atenção, em especial até nos acostumarmos com elas. Fica a nossa expectativa de melhoria no fluxo de veículos e o desejo de que nosso comércio não seja prejudicado.

(*) membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por