Em breve os uberabenses estarão usufruindo de novas melhorias no trânsito da cidade
Em breve os uberabenses estarão usufruindo de novas melhorias no trânsito da cidade, em razão de um projeto feito a partir de estudos por empresa especializada no assunto.
Como a cidade não foi planejada, seu crescimento passou a exigir uma série de estudos como esse. Com o novo plano de circulação viária, o prefeito Anderson Adauto tem demonstrado estar em busca do que há de melhor para os cidadãos. Mas, inevitavelmente, toda mudança gera aplausos de alguns e críticas negativas de outros. O que há de se considerar é que modificações no trânsito são feitas para melhorar o fluxo de veículos, especialmente nos horários de pico; diminuir acidentes e facilitar a circulação de pedestres.
Durante alguns anos, Uberaba contou com a Comissão Municipal do Trânsito (Comutran), cujos membros eram representantes de entidades classistas, clubes de serviço, lojas maçônicas, sindicatos e autoridades municipais, estaduais e federais, cidadãos ligados ao trânsito ou à segurança pública.
Os estudos feitos por autoridades do trânsito, para mudança em algum setor da cidade, eram muito debatidos nas reuniões da Comutran e, uma vez aprovados, recebiam o respaldo da Prefeitura para sua implantação.
Quem vive em Uberaba já há algum tempo se lembra de que a rua Barão de Ituberaba, por exemplo, já foi de mão dupla. Os técnicos demonstraram as vantagens de se adotar naquela via a mão única, no sentido bairro Estados Unidos/Abadia. Houve um saldo positivo nessa medida, que, uma vez adotada, gerou bom escoamento no trânsito.
Também as ruas Tristão de Castro, São Benedito e João Pinheiro, dentre outras, eram de mão dupla. Quando passaram a ser de mão única, houve reclamações por parte de motoristas e lojistas. Hoje se percebe claramente que a mão única, além de facilitar o escoamento do trânsito, garantiu mais segurança a todos.
No bairro Abadia, que tem comércio forte, o cruzamento da avenida Prudente de Morais com a rua Saldanha Marinho era constantemente foco de desastres. Após levantamentos, técnicos indicaram uma soluçã a avenida Prudente de Morais seria mão única da praça Nossa Senhora da Abadia até a Saldanha Marinho e haveria remanejamento do ponto de táxi naquele cruzamento. Depois de a Comutran debater exaustivamente o problema, a solução foi adotada e o número de acidentes diminuiu naquela área. Mais tarde, novos estudos geraram novas mudanças.
Vamos aguardar a implementação das novas alterações no trânsito. Como motoristas e pedestres, faremos a nossa parte, não só obedecendo às mudanças, como redobrando nossa atenção, em especial até nos acostumarmos com elas. Fica a nossa expectativa de melhoria no fluxo de veículos e o desejo de que nosso comércio não seja prejudicado.
(*) membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro