ARTICULISTAS

Como você alimenta a sua alma?

Eliana Barbosa
Publicado em 11/03/2011 às 11:32Atualizado em 20/12/2022 às 01:15
Compartilhar

Dias atrás, eu estava pensando em como é essencial que cada pessoa cuide do próprio “templo da alma” – seu corpo –, escolhendo alimentos mais nutritivos, fugindo do sedentarismo, bem como valorizando as horas de sono.

Mas e a própria alma? São poucos que compreendem que, além de todos esses cuidados físicos, nossa saúde depende do bem-estar de nossa alma, ou seja, dos nossos pensamentos, sentimentos e emoções, que formam nosso sistema interno de crenças.

Essas crenças são adquiridas ao longo da nossa criação e acabam por nos definir como pessoas e por determinar o tipo de experiências que buscamos na vida. Por isso, a partir do momento em que você toma consciência desse fato, é preciso começar a analisar a própria existência, seus resultados e se perguntar a respeito das crenças que você carrega – são libertadoras ou limitantes? Todo  cuidado é pouco, porque as crenças construtivas nutrem a alma, ao passo que as negativas a envenenam.

Se você é alguém inseguro de seu valor, esteja certo de que as crenças que o estão movendo pela vida são limitantes. Veja alguns exemplos de crenças que podem destruir nossas expectativas em relação à felicidade: “Todo mundo nasce para sofrer”, “Homem não presta”, “É difícil ficar rico”, “Pobre não tem chance na vida”, “Na minha família todo mundo morre cedo”, e outras asneiras que você, eu, todos nós, já ouvimos quando éramos pequenos e acabamos aceitando como verdades absolutas.

Chegou a hora de se libertar dessas crenças, amigo leitor! Ninguém nasce para sofrer, e sim para aprender. Se o sofrimento faz parte dessa aprendizagem, é preciso aceitá-lo e superá-lo, transformando cada trauma em uma valiosa experiência. Quanto aos homens, você pode ter acreditado na opinião de mulheres que sofreram com companheiros ou maridos de caráter ruim, mas eu asseguro que a maioria dos homens presta sim! E de onde será que você tirou tanto pessimismo para acreditar que é difícil enriquecer e que as oportunidades não aparecem para os pobres? É hora de colocar foco, então, nos casos de sucesso de pessoas que vieram de lares carentes. Quanto a morrer cedo, você já pensou quantas oportunidades você espanta em seu caminho, acreditando que não vão servir para você?

Por favor, acorde para a vida! Pare de pensar e agir de acordo com crenças que só têm limitado o seu viver! Você atrai para a sua existência exatamente aquilo que você acredita que é real, que é verdade! O cérebro humano é muito obediente e vai fazer o impossível para que sua vida seja coerente com suas crenças.

Por isso, hoje, neste momento, dê a você mesmo a chance de pensar diferente, de ser mais positivo e autoconfiante! Afinal, suas ações e todos os resultados delas sempre serão compatíveis com o tipo de vida que você escolher viver! Eu escolho acreditar na felicidade e me abrir para os momentos felizes. E você?

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por